Preparámos uma lista de aplicações móveis que, acreditamos, irá querer instalar no seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Todas foram devidamente testadas por nós. Algumas são mais conhecidas, outras mais obscuras, algumas são gratuitas, outras pagas, mas todas merecedoras do investimento. São apps que o ajudam a ser criativo, a organizar o seu dia-a-dia e a divertir-se sozinho ou com aqueles de quem mais gosta. E são, também, aplicações que querem ajudá-lo a comunicar com quem lhe é próximo, porque nem sempre estamos juntos. Nem sempre é Natal.

Conheça a lista deste ano e partilhe-a com os seus familiares e amigos (e não deixe de consultar a lista de 2015, caso não tenha visto na altura, com o cuidado de alguns dados poderem ter sido, entretanto, atualizados).

prismalogo123

Um toque artístico às nossas fotografias — de longe, a app de fotografia do ano

Foi a app de edição fotográfica mais bem sucedida do ano, sem margem para dúvidas. Mesmo que não conheça a Prisma, é muito provável que já tenha reparado que alguns dos seus “amigos” das redes sociais aproveitaram os efeitos que se pode aplicar para dar um toque mais artístico às fotos de perfil. Criada por russos, a app teve 7,5 milhões de downloads só na primeira semana após o lançamento, no verão. Usa algoritmos de inteligência artificial para recriar os traços de artistas famosos e aplicá-los na nossa imagem. A aplicação teve alguns problemas de estabilidade e não é muito expedita a aplicar os filtros, sobretudo nos dispositivos menos recentes, mas isso não foi impedimento a que tenha tido (e continue a ter) um sucesso enorme.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

artistologo123

A alternativa à Prisma, para quem prefere a imagem em movimento

A Prisma também já saiu com uma opção para aplicar os filtros a vídeo, mas tardou a fazê-lo (só em outubro a função ficou disponível e só para os equipamentos mais modernos). Quem aproveitou foram os criadores da Artisto, uma aplicação sobre a qual lhe falámos em agosto e que usa uma tecnologia semelhante para transformar por completo o aspeto dos seus vídeos. As últimas atualizações acrescentaram funcionalidades mas, como é inevitável, tornaram a aplicação — que também funciona com fotos, pois claro — mais pesada e a exigir equipamentos mais expeditos.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

memegenerator123log

Os memes tomaram a Internet de assalto. Inspire-se e faça rir os outros

Outrora um fenómeno da subcultura da Internet, os memes massificaram-se e tomaram de assalto as redes sociais. Uma imagem, um pequeno texto em cima e um pequeno texto em baixo. Esta é a fórmula mais comum para os memes – parece simples mas tem um potencial viral enorme e inspiram milhões de pessoas em todo o mundo, que querem fazer rir os outros. A Meme Generator, criada por um tal de Alberto Garcia Hierro, é uma das apps com melhor classificação na App Store e passou os nossos testes com distinção. É possível escolher as imagens de fundo mais famosas ou usar uma imagem nossa — depois, é dar largas à imaginação. Para Android, existem alternativas como a Meme Creator.

Disponível em iOS

Custo: Gratuita
CGeo

Conhecer novos locais de uma maneira diferente

Com o Natal os quilos a mais começam a aparecer. Quem é que consegue resistir às iguarias que perfumam a nossa casa nesta época? É também a pensar nesses casos que sugerimos que comece a praticar uma atividade ao ar livre, o Geocaching. Já existe uma comunidade enorme de praticantes que percorre o mundo à procura das caixas escondidas — pode ser bem mais interessante do que percorrer o mundo a caçar pokémons. Com a aplicação c:geo, além de sair de casa e poder passar bons momentos com a família ou com amigos, vai acabar por descobrir locais que nunca pensou existirem. É uma prática que requer alguns cuidados devido aos riscos que pode envolver, mas desde que faça apenas o que está ao alcance das suas capacidades físicas, tudo correrá da melhor maneira.

Disponível em Android. Para os utilizadores de iOS, a melhor aplicação será a oficial, apesar de ser mais limitada e não mostrar tantas caches (numa conta gratuita) como a c:geo.

Custo: Gratuita

Twilight

Evite despertar na hora de dormir

Está mais do que provado: a luz clara emitida pelos dispositivos móveis desperta o ser humano e, em especial à noite, não convém que o sono se vá embora. A aplicação Twilight vem ajudar os utilizadores Android com este problema. Apesar de a funcionalidade já estar disponível, de origem, em alguns dispositivos (os iPhone desde o 5S têm a função Night Shift), esta aplicação permite regular a intensidade da cor avermelhada consoante a altura do dia, protegendo os olhos da luz mais fria que os aparelhos emitem. É, também, uma agradável ajuda durante os tempos de leitura uma vez que torna o ecrã mais amigo dos seus olhos.

Disponível em Android

Custo: Gratuita

steppypantslogo123

O simulador mais realista de… caminhar

No que a jogos diz respeito, não vamos insultar a sua inteligência a sugerir-lhe o Pokémon Go – (não é um juízo de valor sobre o jogo em si, é só porque temos a certeza de que já ouviu falar). Vamos, sim, sugerir-lhe um dos jogos do ano para a Apple, o Steppy Pants. Alguma vez deu por si a caminhar e a colocar os pés, numa perfeição geométrica, no centro de cada quadrado do pavimento? Para evitar que faça figuras embaraçosas em público, surgiu este jogo que assegura ser o mais viciante simulador de uma atividade banal, para a maioria das pessoas. O objetivo do jogo é pressionar, com o dedo, o ecrã para fazer o protagonista dar sucessivos passos, sem calcar as falhas. O ritmo e a duração do toque têm de ser perfeitos e astutamente temporizados — e o grau de dificuldade está, é claro, sempre a subir.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

overcastlogo123

Desculpa, Apple. Para ouvir podcasts, não consegues competir

A Apple tem feito muitos esforços para melhorar a qualidade das suas apps nativas (não obstante, uma das grandes novidades da última versão do sistema operativo iOS é, precisamente, poder apagá-las). Contudo, onde continuamos a sentir poucas mudanças relevantes é na app nativa para ouvir Podcasts. Assim, uma das melhores alternativas no mercado é a Overcast, uma app que está frequentemente a verificar os servidores para saber se há novas edições dos nossos podcasts favoritos e notifica o utilizador (através de uma push). Não falha. Mas o que torna a Overcast verdadeiramente especial são funcionalidades como a Smart Speed (que elimina momentos de silêncio para abreviar os tempos de audição) e a Voice Boost (que deteta as condições de ruído e normaliza o volume, para ser mais fácil ouvir, por exemplo, num avião ou noutros transportes públicos).

Disponível em iOS

Custo: Gratuita (aceita donativos)

Any.do

Crie listas para que não se esqueça de nada do que tem para fazer

O ritmo de vida de cada pessoa é diferente, mas todos têm tendência para deixar acumular muitas coisas para fazer à ultima hora. Para que não se esqueça de nada aconselhamos o Any.do. Com esta aplicação pode adicionar várias tarefas que tenha acumulado e, assim, não se esquece de nada. O melhor é que pode gerir vários blocos, um para as tarefas pessoais, outro para o trabalho e até um para a lista de compras, organizando tudo no local correto. Quando estiver concluída a tarefa é só deslizar o dedo e esta fica riscada. Além destas funcionalidades, o Any.do pode lembrar o utilizador, diariamente, para organizar as tarefas e decidir se as quer realizar naquele dia ou deixar para outro dia, conseguindo ainda ajudar com as chamadas perdidas apresentando atalhos para responder no momento, mandar mensagem, lembrar mais tarde ou apenas ignorar.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

Trello

Organize-se em conjunto e faça ainda mais com uma só app

Há quem acredite que o Trello é apenas uma lista de tarefas como muitas outras, como a Any.do, por exemplo. Não é verdade. O Trello é muito mais que uma lista de tarefas. Numa só aplicação pode partilhar o trabalho com colegas ou amigos para que todos consigam organizar um projeto em conjunto. Pode atribuir uma determinada tarefa a uma pessoa específica, criar listas para saber o que é para ser feito agora e o que pode ser deixado para mais tarde. Uma grande vantagem é poder utilizar ficheiros do Google Drive e da Dropbox diretamente na aplicação, assim como fazer o upload de imagens e vídeos, podendo ainda comentar cada alteração ou tarefa que surja. O ambiente é bastante intuitivo e funciona à base de vários quadros onde podem ser adicionadas notas, com ou sem tópicos.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

facelapselogo123

Uma foto por dia e veja como os seus filhos mudam

Se tem filhos pequenos, já terá ouvido muitas vezes que a aparência das crianças muda muito, sobretudo nos primeiros anos. É verdade e é por isso que surgiram apps como a Facelapse (até há uns meses tinha o nome de Instamo). A ideia é tirar várias fotografias em posição semelhante ao longo do tempo, ou seja, imagine que tem um bebé e tira uma fotografia frontal todas as semanas (até pode pedir à app que o notifique, para que não se esqueça) — vai poder recordar a evolução dos traços do rosto. Depois de tirar cada foto, a app pede-lhe ajuda para reconhecer os principais elementos (nariz, olhos, queixo, etc.), mas o trabalho, normalmente, já vem bem adiantado. Quando tiver duas mãos cheias de fotografias, pode fazer play e ver a evolução — é possível configurar quanto tempo quer que o vídeo se demore em cada foto e pode, também, escolher a música de fundo e usar uma das suas.

Disponível em iOS

Custo: 2,99 euros

istudiezpro123

Vida de estudante não é fácil. Mas esta app tenta ajudar

Se já não anda na escola, vai ficar triste por não existir esta app no seu tempo. A iStudiez Pro é uma aplicação que facilmente se pode tornar essencial para gerir os estudos, seja nas idades mais novas ou na faculdade. Depois do enorme sucesso nos iPhone e iPad, a app também já está disponível para Android e, assim, os donos dos dispositivos mais usados em Portugal podem gerir os horários de aulas, os trabalhos para casa e até as notas. Uma das funcionalidades mais úteis é a sincronização instantânea dos dados em todos os dispositivos, incluindo computadores Mac e Windows.

Disponível em Android e iOS

Custo: 2,99 euros na App Store e 2,19 euros na Google Play

Horizontal

Vá de bicicleta para qualquer lado com o mínimo esforço

Lançada este ano, a Horizontal é uma aplicação desenvolvida em conjunto com a Vodafone que permite uma deslocação de bicicleta sem grande esforço. O objetivo da aplicação é levar o utilizador de ponto A a ponto B indicando o caminho com menos subidas, mesmo em cidades como Lisboa (a cidade das sete colinas). A aplicação calcula vários fatores (calorias, dinheiro poupado por não ter usado o carro, CO2) e traça o caminho até ao destino sem que a inclinação das ruas exceda os 4% (a não ser que o perfil do utilizador indique que é um ciclista avançado).

Disponível em iOS

Custo: Gratuita

wazelogo123

O antídoto para o caos no trânsito nas cidades (sim, estamos a falar de ti, Lisboa)

Ficámos surpreendidos por reparar que não tínhamos já recomendado o Waze nas edições anteriores deste trabalho natalício. Criado por inovadores israelitas, a app foi comprada pela Google e é das mais usadas para navegar o trânsito das cidades. A vantagem em relação às apps comuns como o Google Maps e o Apple Maps é que o Waze é um GPS social, ou seja, recorre a contributos dos utilizadores para apontar onde estão os problemas e para calcular o melhor trajeto. A Waze não é perfeita, mas nenhuma destas apps o é, mas considere adicioná-la ao seu arsenal de aplicações de GPS e mapas — depois é uma questão de preferência pessoal. Se não conhece, experimente. Nota final: atenção ao consumo de bateria.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

Office Lens

Já é fácil utilizar o smartphone para digitalizar qualquer documento

Quantas vezes precisou de passar um documento para o computador e não tinha como o fazer a não ser tirar uma fotografia? Esse método não é o mais indicado nem o mais profissional. Para o ajudar nessa tarefa pode utilizar o Office Lens. Esta aplicação dá uso à câmara do smartphone para fotografar o documento, identificando previamente o que vai ser considerado como importante, e ajustando o ângulo da fotografia. Se tirar uma foto inclinada, ele ajusta o documento enquanto o transforma numa cópia mais contrastada e com mais detalhe, dando a sensação de que foi mesmo digitalizado para um PDF. Há várias apps que fazem o mesmo, mas esta é das nossas favoritas — e é gratuita.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

Allo

Uma aplicação de mensagens com um assistente pessoal mais inteligente

Este ano teve vários lançamentos por parte da Google, e o mais mediático foi, talvez, o Google Allo. Para concorrer com o iMessage da Apple, contra o WhatsApp e contra o Messenger (do Facebook), a gigante americana lançou o seu serviço de mensagens. Com o Allo pode enviar mensagens personalizadas, desenhos, fotografias, os tão adorados stickers, e ainda tem como bónus um assistente pessoal e um motor de busca, tudo no mesmo sítio. Pode estar a falar com um amigo, combinar um jantar e, dentro da própria conversa, ter acesso a diferentes restaurantes que estejam por perto do local onde estão a combinar algo. Se preferir, pode antes conversar com o Google e este vai responder a todas as dúvidas que lhe colocar ou efetuar todas as pesquisas que forem necessárias, sem sair da app. O lançamento da app acabou por ser contaminado pelo facto de a app não ser tão protetora da privacidade como se anunciava inicialmente, mas não deixe de dar uma olhadela.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

esegurnetlogo123

Acidentes com o carro? Esqueça as declarações amigáveis em papel

A Associação Portuguesa dos Seguradores lançou em novembro a aplicação E-Segurnet, que permite aos utilizadores preencher as declarações amigáveis e enviar diretamente para a seguradora – sem necessitar de papel. Basta preencher os mesmos dados que existem na versão em papel, anexar fotografias e enviar para a seguradora. A localização do acidente pode ser assinalada num mapa, facilitando depois o “croqui” do acidente, que passa a ser tão simples como colocar as viaturas A e B nos locais correspondentes no mapa.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

Duo

Google Duo é o complemento ideal para o Allo

Com a vantagem de poder comunicar entre os dois sistemas operativos iOS e Android, o Google Duo é o complemento do Google Allo. Para os que não querem escrever, podem optar por fazer uma videochamada para qualquer pessoa que tenha a aplicação. Semelhante ao FaceTime da Apple, esta aplicação oferece uma excelente qualidade de imagem (que também será influenciada pela velocidade da rede a que as duas pessoas estiverem ligadas) e pode ser uma excelente alternativa para quem utiliza um sistema operativo móvel diferente da pessoa que quer contactar. A utilização desta aplicação é completamente independente do Google Allo.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

4snaps

Quatro fotografias significam uma palavra

Se precisa de algo para passar o tempo o melhor é mesmo um jogo que não seja monótono. O 4Snaps funciona à base de fotografias e de raciocínio. Ao escolher uma palavra o utilizador tem de fotografar quatro objetos que possam representar a palavra escolhida, depois é só esperar que outras pessoas, através das fotos, consigam descobrir o que estão a representar. Funciona também ao contrário, como seria de esperar, o utilizador pode estar a ver quatro fotografias e ter de adivinhar qual é a palavra que está ali representada. Um jogo simples mas que tem tudo para ser dinâmico.

Disponível em iOS

Custo: Gratuita

Google Trips

Vai de viagem e quer levar tudo organizado? Aqui está uma solução

Se vai de viagem e não quer andar com inúmeras preocupações para organizar a visita a uma cidade diferente, então o Google Trips é uma boa ajuda. Com esta aplicação pode reunir num só sítio toda a informação referente à viagem, desde bilhetes, a pontos de interesse a itinerários gerados automaticamente de acordo com a hora do dia e o local em que se encontra. Além disso a aplicação ainda pode dar uma ajuda com os transportes disponíveis na cidade e com as reservas nos locais que deseja visitar.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

mygonlogo123

Descontos online que só se pagam na loja

Todos gostamos de pagar pouco e ser bem servidos, mas pagar uma compra ou um serviço online ainda preocupa muitos utilizadores. A pensar nessas pessoas a Mygon oferece vales de desconto para diversos serviços e produtos. A grande diferença desta aplicação quando comparada com outras semelhantes é a segurança extra que transmite ao permitir que o serviço seja pago apenas na loja e não online. O processo é simples: pede o vale que fica associado à conta, de seguida é contactado pelo estabelecimento em questão, marca tudo a gosto e depois paga quando usufruir da promoção.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita

obslogo123

O Observador trabalha todos os dias para lhe fazer chegar as últimas notícias e as melhores análises e reportagens

Irá perdoar-nos se, como é tradição, terminarmos esta lista sugerindo-lhe que, se ainda não o fez, faça o download da aplicação do Observador, que está permanentemente a ser melhorada. Trabalhamos todos os dias para lhe fazer chegar as últimas notícias (as mais importantes seguirão com alerta para o seu smartphone, se quiser) e também as melhores análises e reportagens sobre os mais variados temas. Faça a instalação e visite-nos sempre que quiser, sem prejuízo de nos seguir nas redes sociais Facebook e Twitter, partilhando com os seus amigos as suas peças favoritas. Boas Festas.

Disponível em Android e iOS

Custo: Gratuita