Porque as temperaturas desceram, porque terminou o mês das festas, porque há um novo ano pela frente e há muito ainda para enfrentar. Existem diferentes razões apontadas para que esta segunda-feira, a terceira do mês de janeiro, seja considerada o dia mais triste do ano. A equação que a sustenta calcula-se por variáveis como “dívida financeira”, “motivação”, “tempo”, “necessidade de agir”. Todas elas subjetivas, não quantificáveis.

Pelo sim pelo não, para que não se entregue ao estado depressivo e melancólico a que esta segunda-feira é associada, deixamos-lhe sugestões positivas e que vão ajudá-lo a manter-se alegre. A ideia é que as guarde e as vá repetindo pelo resto do ano.

Marque uma viagem para um destes destinos

Hungria, África do Sul, Filipinas. Você escolhe, de entre a lista de sugestões que preparámos aqui. O Observador analisou as despesas com os bilhetes de avião, a fatura do alojamento e os custos da alimentação, para diferentes destinos. Imaginar que daqui a uns meses pode estar a descontrair numa praia paradisíaca, a explorar as ruas de uma cidade cheia de história ou a experimentar as iguarias de uma gastronomia totalmente diferente da que está habituado, vai deixá-lo de sorriso no rosto. Já sente os efeitos?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Catedral de São Basílio, em Moscovo.

A Catedral de São Basílio, em Moscovo.

Experimente o Hygge

Na Dinamarca resultou. Está na altura de tentar por aqui. O hygge é um conjunto de estratégias para a felicidade e pode ser conhecido em pormenor aqui, pelas palavras do presidente do Happiness Research Institute, Meik Wiking, que estudou o caminho para a felicidade. Não dramatizar, estar presente, conviver, ter espaços refúgio — estas são algumas das técnicas que o hygge defende e que pode começar já a praticar nesta Blue Monday.

roll-up

Imagem retirada do livro de Meik Wiking: “O Livro do Hygge — O segredo dinamarquês para ser feliz”

Planeie as férias para este ano

Quer seja perto do mar, na natureza, dentro do país, noutro continente, não há razões para que decida só daqui a uns meses. Comece a pensar no que gostaria de fazer este ano, organize custos, consulte roteiros, pense em quem gostava de ter por perto nos dias de descanso. Esta segunda-feira pode ganhar outro sentido, se o sentido forem as próximas férias. Com um bónus: o calendário de 2017 diz que este ano há cinco possibilidades de aproveitar os feriados fazendo ponte.

amanitiwibeachresort2

A sonhar com o resort?

Espreite esta fotogaleria (as vezes que forem precisas)

Sabia que há poemas invisíveis em Boston e que só se tornam visíveis quando chove? Ou que há uma música que reduz a ansiedade humana em 65 por cento quando escutada? Estes e outros pormenores positivos estão reunidos nesta fotogaleria e merecem ser conhecidos.

Sente-se triste? Estes 20 factos vão alegrá-lo

Vista-se de forma feliz

Se é de atitude que se fala, sim, a roupa, a maquilhagem, os acessórios, podem ser ótimos aliados. Sentir-se bem por fora vai ajudá-lo a criar defesas por dentro e fazer com que encare as adversidades de outra forma. É por isso que não deve dar menos importância ao que veste, à maneira que escolhe para se apresentar aos outros. Opte pelo que o faz sentir bem, que o defina e que não o faça ter dúvidas quanto ao que vale. E porque não de forma divertida? Nunca experimentou? Mostramos-lhe algumas peças de inspiração nesta fotogaleria divertida.

Ah ah ah, este armário tem muita piada

Pratique exercício físico

Está mais que provado que fazer exercício físico reduz a ansiedade e é capaz de verdadeiros milagres no que ao humor diz respeito. Se anda a arranjar desculpas para não vestir o fato de treino e ir correr, jogar padel ou fazer abdominais, não o faça esta segunda-feira. É dia de dizer sim ao exercício físico. E se quer saber qual o tipo de exercício que deve optar por fazer, pode consultar este artigo que dá conta de que exercícios praticar aos 30, 40, 50 e 60 anos.

MADRID, SPAIN, -, MAY, 06:, (ONLY, AVAILABLE, FOR, USE, IN, EUROPE, ISRAEL, UAE, &, SOUTH, AFRICA), Supermodel, Bar, Refaeli, launches, Reebok's, and, Cirque, du, Soleil's, revolutionary, new, workout, for, women, "Jukari, Fit, to, Fly", at, a, media, event, on, May, 6, 2009, in, Madrid, Spain., (Photo, by, Gary, Prior/Getty, Images, for, Reebok),

Imagem: Getty Images

Visite um jardim ou vá até à praia (sim, mesmo que seja no inverno)

Apreciar a natureza, sentir os raios de sol que este dia reservou para si e estar em pleno equilíbrio com todos os elementos que o rodeiam vai fazer com que a lógica negativa do dia caia por terra. Há muitos espaços verdes a explorar, saia de casa e vá conhecê-los. Ir à praia é outra boa opção. Há até quem prefia visitá-la no inverno, do que no verão. Neste artigo fique a conhecer cinco benefícios de uma ida à praia.

Cinco benefícios de uma ida à praia

Comece a rodear-se de “pessoas sim”

Há pessoas com quem apetece estar. Sem grandes explicações, simplesmente porque falam sobre assuntos positivos, partilham experiências felizes, tornam simples o que parece demasiado complicado. São estas pessoas que deve ter sempre por perto. São um género de lufada de ar fresco e, numa Blue Monday, não imagina a diferença que vão fazer. Envie uma mensagem a um amigo que é assim e não vê há meses, ligue a alguém com quem está sempre a partilhar gargalhadas, recorde bons momentos com quem o aconchega sempre que precisa. Não duvide, as “pessoas sim” vão fazer a diferença neste dia (e nos restantes).

Posing, Social Gathering, Portrait, Teenage Girls, Young Women, Women, Females, Facial Expression, Natural Parkland, 20-24 Years, 20-29 Years, Young Adult, 16-17 Years, 18-19 Years, Teenager, Smiling, Laughing, Caucasian Ethnicity, Togetherness, Joy, Friendship, Bright, Green Color, Nature, Outdoors, Cheerful, Recreational Pursuit, Beard, Long Hair, Human Relationship, Tree, Day, Summer, Spring - Flowing Water, Park - Man Made Space, Hipster, Sunny, Selfie,

Imagem: iStock

Não faça fretes, aprenda a dizer não

É complicado, há poucas pessoas que conseguem dizer “não” a pedidos, favores, convites pouco apetecíveis. Há uma certa tendência a dizer que sim aos amigos, aos colegas de trabalho, aos eventos, aos jantares. Pare. Respire. Dizer “não” não o torna má pessoa. Pelo contrário, fá-lo ser leal com a sua vontade no momento, e isso é o que o seu corpo e mente estão a pedir-lhe. Experimente, é mais simples do que parece e tem mais efeitos positivos do que imagina. Espreite este artigo e continue a explorar as vantagens de não dizer sim a tudo.

“É preciso dizer não”. O psicólogo Quintino Aires explica porquê em entrevista

Faça checklists para que o trabalho não se perca nem você se perca nele

É tão simples e ainda assim tantas vezes tido como dispensável. Recorrer a checklists ajuda-o a não se esquecer de assuntos importantes, a dar respostas eficazes a diferentes pedidos, a não ter pensar em esforço sobre tudo o que já devia ter feito e ainda está por fazer. No livro O Efeito Checklist – Como Aumentar a Eficácia, de Atul Gawande, perceba como o erro humano pode ser drasticamente diminuído utilizando esta técnica.

capa efeito checklist

O livro foi publicado pela Lua de Papel e custa 8,90€.

Medite

Se nunca experimentou, hoje deve ser o dia. Não desista se lhe passarem dezenas de pensamentos pela cabeça assim que se sentar de pernas cruzadas e de olhos fechados. Faz parte do processo e os resultados merecem que passe por cada fase sem desistir. Este vídeo pode ajudá-lo. E estas 10 apps que ajudam a relaxar também.

afraid, ahead, alone, beautiful, blue, calm, calmness, candid, cheerful, contemplation, contemplative, deck, depressed, dock, enjoying, female, float, frightend, frustrated, girl, hair, happy, harbor, hat, hiding, horizon, horizontal, in love, lagoon, lake, leather, leisure, loneliness, lonely, long hair, looking, lost, marine, nature, outcast, pensive, pier, port, relax, relaxation, rest, restimg, river, sad, sea, sitting, slender, solitude, spring, summer, tranquil, troubled, watching, water, waterfront, white, woman, wood, wooden,

Imagem: iStock

Faça uma bucket list

Aprender a tocar um instrumento musical, a pintar um quadro, ir a Las Vegas, visitar templos budistas. A quantidade de coisas que pode querer fazer e que nunca fez é, provavelmente, interminável. Não menospreze nenhuma. Pelo contrário, anote-as num bloco e realize-as. Hoje é um bom dia para escrever pelo menos três.

Arranje um pote para guardar tudo o que de bom lhe acontece

É o início de um novo ano. Muito está para vir e o que vier por bem e o fizer sorrir não deve ser esquecido. Por isso, arranje um pote e comece a escrever em papéis o que já lhe aconteceu de positivo até agora. Repita sempre que um acontecimento, alguém ou alguma coisa o fizer sorrir. Na próxima Blue Monday abra o pote e leia cada um, vai saber-lhe tão bem trocar as voltas à terceira segunda-feira de 2018…

Croatians gather in front of a museum in Zagreb as they participate in an initiative by local artist Kresimir Tadija Kapulic (unseen) to release into the night sky Chinese lanterns with people's Christmas and New Year's wishes, on December 20, 2012. AFP PHOTO / STRINGER (Photo credit should read STRINGER/AFP/Getty Images)

Imagem: Getty

Reveja filmes e séries que o marcaram

Vale tudo: um filme da Disney, um programa dos anos 90 da RTP, uma comédia romântica que já viu vezes sem conta, uma série que o deixa nostálgico. Há momentos que, felizmente, a tecnologia fez o favor de guardar. E é para isso que eles servem, para serem vistos todas as vezes que precisar de doses extra de motivação, alegria e descontração. Hoje é o dia ideal para se sentar no sofá e deixar-se levar pelas histórias que o fazem feliz.

1930s, animated, cartoon, cel animation, children, comedy, drama, fairy tale, musical, poison apple, poisoned apple, Snow White and the 7 Dwarfs, Snow White and the 7 Dwarves, Walt Disney,

Branca de Neve, um clássico da infância (e não só)

Agradeça e aceite

Há situações, decisões, mudanças, acontecimentos, que não dependem da sua vontade, esforço e empenho. Aceite e siga em frente. Da mesma forma, tire o dia de hoje para se sentir agradecido pelas suas conquistas, pelo que tem. Há um efeito extremamente reconfortante de cada vez que se agradece, de cada vez que se descomplica e, simplesmente, se aprende a aceitar.