Cinco estações do Metropolitano de Lisboa — Rossio, Intendente, Saldanha, Oriente e Colégio Militar — vão estar abertas à noite, a partir de terça-feira, para acolher sem-abrigo devido às baixas temperaturas, informou esta segunda-feira a Câmara Municipal.

A partir de terça-feira, “e enquanto se registarem estas temperaturas abaixo dos três graus, estarão abertas, durante o período da noite, a estação do Metro do Rossio, do Intendente, do Saldanha, da gare do Oriente e do Colombo [Colégio Militar/Luz]”, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil, Carlos Manuel Castro.

A Câmara de Lisboa vai acionar, a partir de terça-feira, o plano de contingência para os sem-abrigo, devido ao tempo frio, sendo distribuídas refeições quentes, alimentos e agasalhos no Pavilhão do Casal Vistoso, foi esta segunda-feira divulgado.

A decisão resulta de reuniões tidas esta segunda-feira com “vários serviços do município” e “também com a Santa Casa da Misericórdia”, indicou Carlos Manuel Castro à Lusa, acrescentando que, desses encontros, emergiu também a decisão de solicitar à administração do Metropolitano que mantenha cinco estações abertas durante a noite, quando normalmente encerram à 01h00 e abrem às 06h30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em causa estão as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para uma acentuada descida das temperaturas entre terça e quarta-feira, com valores entre os zero e os quatro graus centígrados em todo o país.

Em comunicado, a autarquia precisa que o Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio, que é ativado quando se registam, pelo menos, dois dias consecutivos com temperaturas mínimas abaixo de três graus, estará em vigor a partir do final da tarde.

O município acrescenta que no Pavilhão do Casal Vistoso estará em funcionamento o Dispositivo Integrado de Apoio aos Sem-Abrigo (DIASA).

A partir de terça-feira “ao final da tarde, já teremos tudo a funcionar no pavilhão do Casal Vistoso, à imagem do que tem sucedido nas ações [de anos] anteriores, e teremos todas as entidades envolvidas neste plano”, explicou o vereador.

Segundo o autarca, estão abrangidas “cerca de 20 instituições, entre serviços da Câmara, Santa Casa da Misericórdia e outros parceiros”.

“Esta segunda-feira mesmo, já as equipas que trabalham com a população sem-abrigo vão informar as pessoas de que amanhã [terça-feira] têm à sua disposição, no pavilhão do Casal Vistoso, um local onde serão servidas refeições quentes e também serão distribuídos agasalhos“, acrescentou.

Também aí, os sem-abrigo “serão encaminhados para locais onde podem pernoitar: espaços da Santa Casa, do município e outros”, adiantou o responsável pelo pelouro da Proteção Civil.

Questionado sobre o tempo de vigência do Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio, Carlos Manuel Castro apontou que, de acordo com as atuais previsões, “ficará [ativo] até sábado”.

Porém, “teremos de monitorizar as temperaturas e, portanto, a cada dia (…) faremos uma avaliação e manteremos o plano ativo o tempo que for necessário”, concluiu.

As temperaturas vão descer entre 4 e 9 graus Celsius a partir de quarta-feira em Portugal continental, devido a uma massa de ar fria e seca.