Fez sucesso com o histórico documentário sobre a crise climática mundial, ‘Uma Verdade Inconveniente’, e volta esta quinta-feira ao grande ecrã. Na véspera da tomada de posse de Donald Trump, conhecido cético dos perigos do aquecimento global, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, lança, na abertura do Festival Sundance de Cinema, uma sequela daquele filme, intitulada ‘An Inconvenient Sequel: Truth to Power ‘(‘Uma sequela inconveniente: verdade para o poder’, em tradução livre).

O tema, como não podia deixar de ser, é o mesmo: as alterações climáticas. A urgência do momento, com a inauguração de Trump a acontecer em Washington D.C e o arranque do festival a acontecer no Park City, no estado do Utah, levou a organização a apressar as coisas de forma a que o documentário de Al Gore fosse divulgado antes da cerimónia de tomada de posse, até para não ser ofuscado por ela.

A verdade é que o Sundance tem um histórico de tomadas de posição sobre o dossiê do clima, mas, segundo o jornal britânico The Guardian, este ano a urgência de apostar no tema foi maior, ou não fosse Donald Trump um conhecido cético das alterações climáticas.

O filme, dirigido por Bonni Cohen e Jon Shenk, fará parte de uma parte específica do festival dedicada ao “Novo Clima”, concebida especialmente como resposta direta às posições de Donald Trump sobre o clima. Trata-se de uma sequela do documentário de 2006, premiado nos Óscares,

O festival decorre entre 19 e 29 de janeiro, no Utah, estando a abertura a cargo da segunda verdade inconveniente de Al Gore.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR