Chega esta sexta-feira às bancas o primeiro número da revista O Meu Papa, uma publicação inteiramente dedicada à vida do Papa Francisco. A diretora, a jornalista Clara Raimundo, diz que “o objetivo editorial é tornar mais fácil aos portugueses o acesso direto às mensagens e aos gestos do Papa”.

Na revista será possível encontrar conteúdos sobre tudo o que rodeia a vida do Papa Francisco: os discursos, as visitas e os momentos no Vaticano e na Casa de Santa Marta.

O Meu Papa vai estar à venda todas as sextas-feiras e contará semanalmente com uma secção de 30 páginas dedicada aos “Sete dias com o Papa Francisco”, um relato detalhado dos eventos que compõem a semana. “Queremos tornar o seu olhar sobre o mundo ainda mais próximo, mais conhecido de todas as pessoas”, explica a diretora da publicação. “Sobretudo agora que se aproxima a peregrinação do Papa Francisco a Fátima, sentimos que existe uma grande curiosidade em saber o que ele pensa, o que ele faz e o que diz“, acrescenta.

A revista terá ainda uma secção semanal dedicada à visita do Papa a Fátima, com notícias e detalhes todas as semanas sobre a presença de Francisco em Portugal em maio. A publicação tem ainda espaço para os tweets e posts de Instagram mais atuais do Papa, bem como para a agenda do Papa para a semana seguinte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os primeiros 15 números contarão ainda com uma biografia de Francisco em capítulos. “É a primeira revista semanal do mundo dedicada a um Papa”, sublinha o padre Edgar Clara, consultor editorial da revista. “É uma revista que torna mais nítidas, mais claras, a presença e a mensagem deste Papa, principalmente a sua preocupação social“, destaca.

A revista foi criada em 2014 em Itália, com o título Il Mio Papa, e Portugal é o primeiro país da Europa a ter uma versão da publicação. Segundo o padre Edgar Clara, o Papa Francisco recebe todas as semanas a revista italiana, lê-a e guarda-a, algo que ajuda a ter uma ideia da “dimensão real deste Pontífice”.

A versão portuguesa é editada pela Goody e, por ser uma publicação autorizada pela Santa Sé, conta com os conteúdos produzidos pelo próprio Vaticano. Além disso, terá uma equipa de quatro pessoas a trabalhar nos conteúdos portugueses e será dirigida pela jornalista Clara Raimundo, especializada em jornalismo religioso pela Universidade Católica.