Serafim Martins, proprietário da Feira dos Tecidos, foi condenado esta sexta-feira a cinco anos de prisão efetiva, avança a TVI 24. Martins estava acusado de fraude fiscal qualificada e associação criminosa agravada no âmbito do caso “Fazenda Branca”, uma operação de combate à fraude fiscal da Polícia Judiciária que culminou na detenção do empresário, tendo sido ilibado do segundo crime.

Em 2010 e 2015, Martins recorreu a uma série de empresas de fachada em Espanha para simular a circulação de mercadorias e de verbas, muitas vezes com recurso a faturas falsas. De acordo com a acusação do Ministério Público, os titulares destas firmas serviam apenas como testas de ferro. O esquema causou um prejuízo de mais de 7,3 milhões de euros ao Estado português.

Empresário da “Feira dos Tecidos” acusado de fraude fiscal e associação criminosa

O dono da Feira dos Tecidos acabou por ser detido em maio de 2015, enquanto fazia uma peregrinação a pé a Fátima, ficando a aguardar julgamento em prisão preventiva. Em tribunal, Serafim Martins negou sempre as acusações, de acordo com a TVI 24 — disse nunca ter criado empresas fictícias ou passado faturas falsas.

Sobre o porquê de ter transferido praticamente toda a atividade empresarial de Portugal para Espanha, Martins explicou que o fez por uma “questão de necessidade” relacionada com o processo de divórcio (a mulher detinha 5% da sociedade). Além disso, o proprietário da Feira dos Tecidos tinha um sonho — “lançar uma rede de lojas em Espanha, estando a primeira prevista para Ourense”, revelou, citado pela TVI 24.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR