Esta quarta-feira o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, foi reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na assembleia plenária do episcopado português que está reunido até quinta-feira em Fátima.

O secretário e porta-voz da CEP, Manuel Barbosa, adiantou que para presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana foi eleito António Francisco dos Santos, bispo do Porto, enquanto a Comissão Episcopal do Laicado e Família é assumida por Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, e a das Vocações e Ministérios transita para António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto.

Mudanças registaram-se também na Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, que estavam até agora nas mãos do bispo de Angra, João Lavrador, e na Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, que passa a ser tutelada pelo bispo de Aveiro, António Moiteiro.

O bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, continua responsável pela Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, e na Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e de Segurança. O delegado da CEP para as Relações Bispos/Vida Consagrada é agora António Couto, bispo de Lamego, e o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, foi eleito para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia.

O presidente da CEP, Manuel Clemente, foi eleito a 19 de junho de 2013, numa assembleia plenária extraordinária, após a aceitação, pelo papa Francisco, do pedido de resignação de José Policarpo e da consequente nomeação do novo patriarca de Lisboa.

No ano seguinte, a 29 de abril, Manuel Clemente foi reeleito presidente da CEP, e o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, vice-presidente. O mandato dos novos órgãos da CEP termina em 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR