Presidente Trump

Conselheiros da campanha de Trump trocaram 18 mensagens com russos

106

Michael Flynn e outros conselheiros de Trump trocaram pelo menos 18 chamadas e emails com oficiais russos e indivíduos próximos do Kremlin nos sete meses da campanha presidencial norte-americana.

Nos contactos terá sido discutida a criação de um canal de comunicação direto entre Trump e Putin

MANDEL NGAN/AFP/Getty Images

Vários conselheiros da campanha de Donald Trump, incluindo Michael Flynn, mantiveram contactos com oficiais russos e indivíduos próximos do Kremlin durante os sete meses da campanha presidencial norte-americana, revelou a Reuters, que cita fontes próximas da investigação à influência da Rússia nas eleições de novembro passado.

Ao todo, terão sido trocadas, pelo menos, 18 chamadas e emails, entre abril e novembro de 2016 (as eleições presidenciais aconteceram a 8 de novembro). De acordo com as informações recolhidas pela Reuters, seis desses 18 contactos terão sido estabelecidos entre os conselheiros do atual Presidente dos EUA e o embaixador russo em Washington, Sergei Kislyak.

O ex-conselheiro para a Segurança Nacional Michael Flynn terá sido um dos que manteve conversas recorrentes com Kislyak, principalmente a partir do dia 8 de novembro. Nestas, terá sido discutido a criação de um canal de comunicação direto entre Trump e o Presidente russo, Vladimir Putin, que permitisse passar por cima da burocracia norte-americana. Temas como as sanções impostas à Rússia, a China e o combate ao Estado Islâmico na Síria também terão sido abordados pelos conselheiros de Trump.

Ainda segundo a Reuters, os conselheiros de Trump terão também entrado em contacto com Viktor Medvedchuk, um político ucraniano pró-Rússia que defende o fim da União Europeia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site