Os meios de reforço espanhóis de combate a incêndios que operavam em Portugal já regressaram todos a Espanha, anunciou esta quarta-feira a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. , referiu a responsável num ‘briefing’ na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide, no concelho de Oeiras.

Espanha cede centenas de militares para combater fogos em Portugal

Em Portugal, “mantêm-se três helicópteros da Suíça, baseados em Monte Real [base área no concelho de Leiria]”. Pelas 9h00, o fogo que deflagrou na terça-feira em Vilela do Douro, concelho de Sabrosa, era o único incêndio ativo destacado pela ANPC. Por essa hora, de acordo com Patrícia Gaspar, o fogo com uma frente ativa era combatido por 199 operacionais apoiados por 61 veículos e dois meios aéreos. Desde a meia noite desta quarta-feira a ANPC registou 25 incêndios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A responsável recordou que o alerta laranja está em vigor até às 23h59 desta quarta-feira. Por isso, há “grupos de reforço estrategicamente preposicionados em todo o país, em Vila Real, Loulé, Mangualde, Macedo de Cavaleiros, Albergaria-a-Velha, Castelo Branco, Ourique, Vila Real, Baltar, Viseu, Arcos de Valdevez e Lousã”.

Desde 11 de agosto, os incêndios florestais e respetivo combate provocaram um morto (o piloto de um helicóptero que caiu no domingo no combate a um incêndio em Castro Daire, distrito de Viseu) e 147 feridos.

Vários concelhos dos distritos da Guarda e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo informação disponibilizada na página oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Com risco muito elevado de incêndio estão vários concelhos nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra e Faro. Já os distritos de Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora e Beja têm vários concelhos em risco elevado. Em Lisboa e Setúbal, o risco é moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.