Salão de Frankfurt

Volkswagen I.D. Crozz. SUV eléctrico terá 306 cv

Apostada em iniciar uma família 100% eléctrica já em 2020, a Volkswagen surge em Frankfurt com uma evolução do concept que antecipa o seu primeiro SUV elétrico. A crer nas fotos, o I.D. Crozz promete.

Anunciada a entrada numa nova era, de propulsão maioritariamente eléctrica, a Volkswagen continua a desenvolver aquela que será a sua nova família de veículos 100% eléctricos, cujo primeiro modelo deverá chegar ao mercado já em 2020. Em Frankfurt, a marca alemã apresenta uma versão mais evoluída do protótipo de um SUV – o I.D. Crozz. Que, com dois motores eléctricos, anuncia não só uma potência total de 306 cv, como uma autonomia de 500 km.

Concept car que procura antecipar o futuro da Volkswagen em termos eléctricos, o I.D. Crozz dará origem a uma das três propostas zero emissões que o construtor de Wolfsburg espera começar a comercializar já na mudança da década. E que, passados apenas cinco anos, mais concretamente em 2025, multiplicar-se-ão para um total de 23 modelos 100% eléctricos. “A marca Volkswagen prepara-se para investir cerca de 6.000 milhões de euros na mobilidade eléctrica, nos próximos cinco anos”, afirmou já o CEO da Volkswagen, Herbert Diess.

O nosso objectivo é produzir tecnologia moderna acessível a muitas pessoas, algo especialmente importante em tempos como os em que nos encontramos, de transformação tecnológica. Uma coisa é certa: o Golf do futuro terá de ser, mais uma vez, um carro do povo”, acrescentou.

Quanto ao I.D. Crozz, é apresentado como uma espécie de crossover que procura fundir as características dos SUV com as de um coupé de quatro portas, marcado igualmente por várias alterações face ao primeiro protótipo. A começar, desde logo, pela nova cor exterior “Hibiscus Red Metallic”, acompanhada de um tejadilho em preto brilhante, e a que se junta ainda uma nova iluminação dianteira.

O interior foi igualmente evoluído face ao concept inicial, mantendo, no entanto, o conceito de “Open Space”, com quatro lugares individuais. Aos quais o acesso é facilitado, principalmente, devido a portas traseiras que deslizam ao longo da carroçaria e à não existência de qualquer pilar B. Já as portas dianteiras, abrem da forma tradicional. Sendo que, qualquer uma delas, imagina a Volkswagen, deverá poder ser aberta, de forma automática, com um simples comando vocal do proprietário.

Em termos de propulsão, a Volkswagen previu este I.D. Crozz com um par de motores eléctricos, instalados em cada um dos eixos, a debitarem 306 cv de potência. Sendo que, consequência desta solução, fica não só garantida uma tracção integral permanente, como uma velocidade máxima anunciada de 180 km/h.

Ainda sobre o aspecto desportivo, a Volkswagen garante que não se trata apenas de imagem, assegurando mesmo que o modelo será capaz de oferecer sensações muito idênticas às do Golf GTI. Tudo, graças à inclusão de soluções como os amortecedores controlados electronicamente ou de uma nova configuração da suspensão traseira multilink.

I.D. é a nova família eléctrica da Volkswagen

A Volkswagen tem previsto apresentar o primeiro modelo desta nova família 100% eléctrica e zero emissões já em 2020. O qual, à partida, não será um SUV, mas um hatchback de cinco portas, conhecido como VW I.D.. Um ano depois surgirá a versão de produção do I.D. Buzz, ou seja, o “Pão de Forma” do futuro, ao passo que o terceiro veículo deverá ser um crossover, inspirado precisamente neste I.D. Crozz.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site