Feminismo

Justin Trudeau defende que rapazes devem ser educados como feministas

1.665

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, publicou um artigo na revista feminina Marie Claire em que defende que os rapazes devem ser educados como feministas.

Getty Images for Fortune

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, publicou um artigo na revista feminina Marie Claire em que defende que os rapazes devem ser educados como feministas. “Os nossos filhos têm o poder e a responsabilidade de mudar a nossa cultura de sexismo”, escreve Trudeau.

O chefe do governo canadiano recorda que foi a sua mulher, Sophie, que o alertou para esta necessidade, chamando a atenção para o facto de não apenas a filha do casal, Ella-Grace, mas também os filhos, Xavier e Hadrien, terem de ser educados como defensores das mulheres.

“Quero que eles estejam confortáveis sendo eles próprios e sendo feministas, batendo-se pelo que é correto, que se possam olhar nos olhos com orgulho”, escreve Trudeau, destacando que “todos nós beneficiamos quando as mulheres e as raparigas têm as mesmas oportunidades que os homens e os rapazes”.

Para Trudeau, que se descreve como feminista, o feminismo é “o reconhecimento de que quando somos todos iguais, somos todos mais livres”.

Como recorda o The Guardian, Justin Trudeau foi alvo de atenção internacional quando foi eleito, ao nomear um governo composto por homens e mulheres em igual número. Contudo, o governo de Trudeau tem sido criticado por não ser capaz de ações concretas em defesa das mulheres canadianas — por exemplo, relativamente às mulheres indígenas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

O machismo carinhoso

Ruth Manus
4.177

Muitas vezes o machismo aparece de uma forma sutil- quase carinhosa- que pode não soar diretamente como agressão, mas que nos agride, nos fere e nos ameaça da mesma forma.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site