A cidade de Honolulu, Havai, vai multar pessoas que estejam a andar pelas ruas distraídas com os seus telemóveis. Como conta o The Guardian, trata-se de uma medida para obrigar os peões a tirar os olhos do ecrã enquanto estão a atravessar a estrada.

No projeto de lei lê-se que “nenhum pedestre deve atravessar uma rua ou estrada enquanto está a olhar para o seu dispositivo eletrónico móvel“. Para além dos telemóveis, a lei também inclui outros “dispositivos de envio de mensagens de texto, dispositivos de pagamentos, computadores ou dispositivos fotográficos digitais”. Equipamento de áudio está excluído desta lista, tal como estar em chamada com alguém em andamento. Usar o telemóvel para emergências também está fora destas restrições. Nem Lisboa é exceção no que toca à distração com o telemóvel.

Mais de 15% dos peões atravessam estradas distraídos com telemóvel

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A multa pode chegar aos 99 dólares (cerca de 84 euros), mas vai tudo depender do número de infrações que sejam cometidas: a primeira contra ordenação começa nos 35 dólares (29 euros); na segunda a multa já sobe para os 75 dólares (63 euros) e a terceira fixa-se nos 99 dólares (84 euros).

Outras cidades também já tinham adotado medidas de prevenção para esta prática perigosa. É o caso do estado norte-americano de Nova Jersey, que sanciona com multas que podem chegar aos 50 dólares (42 euros) ou com penas de até 15 dias de prisão. Em Londres, por exemplo, a rua Brick Lane instalou em 2008 postes de eletricidade “almofadados” a pensar naqueles que chocam nesses postes por distração. Já a cidade de Augsburgo, na Alemanha, colocou no ano passado “semáforos” no chão, para aqueles que atravessam as passadeiras a olhar para o telemóvel.

Na Alemanha foram colocados semáforos no chão para viciados no telemóvel