“We don’t do boring”, escreve a Polícia de Queensland, na Austrália, numa publicação no seu site. Traduzindo literalmente para o português poderá querer dizer que, no fundo, na polícia não há momentos aborrecidos. Afinal, uma patrulha pode ser algo verdadeiramente recheado de surpresas, como dois agentes dessa mesma polícia podem atestar: durante uma patrulha noturna foram obrigados a parar o carro porque uma pitão, que descreveram como “monstro”, estava a atravessar a estrada.

Pasmados com o animal, mas sobretudo com as suas dimensões, os agentes decidiram tirar uma foto com a cobra, que foi publicada na página de Facebook da polícia e se tornou viral: em dois dias, somou dois milhões de visualizações, conta com 31 mil gostos, 18 mil partilhas e 11 mil comentários.

Boss, we’re going to need a bigger ladder ??? During a night patrol near Wujul Wujul officers had to wait for this scrub python to cross the road https://goo.gl/kc9ZG3

Posted by Queensland Police Service on Sunday, December 10, 2017

“Não havia como passar com o carro da polícia até que esta pitão estivesse pronta a sair”, escrevem na publicação no site da polícia de Queensland, onde explicam que, “aproveitando a oportunidade para uma foto rápida, o Sargento Ben Thome mandou o seu colega Chris Kenny sair do carro para se pôr ao lado da gigante”. A delegação da tarefa a Kenny não passou despercebida à polícia de Queensland: “muito corajoso da tua parte, Ben!”, apontam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À BBC, a polícia comentou ser justo dizer que “a cobra tinha mais de cinco metros [de comprimento]”, mas sem certezas: “não é o tipo de réptil que faz querer tirar uma fita métrica para medir“.

Foi uma decisão sensata, pois, de acordo com um especialista em remoção de cobras, David Walton, que falou com a ABC, “se decidissem que iriam tocar-lhe ou interferir com ela então estariam a colocar-se em perigo”. “Se tentar pegar nela ou agarrá-la ou cutucá-la com um pau elas podem virar-se com bastante rapidez e, se o agarrar, encara todo o tipo de problemas”, avisa o especialista da Cairns Snake Removal.

Entretanto, segundo a polícia, a cobra acabou por se ir embora: “não estando a gostar da atenção policial, a pitão saiu rapidamente da estrada para que os agentes pudessem continuar o seu caminho”.