BMW

M5: um carro de corrida para passear com a família

Com a nova geração prestes a chegar ao mercado, a BMW decidiu dar a conhecer, num curto vídeo, a evolução do modelo M5 ao longo dos últimos 30 anos. Vale a pena ver.

Autor
  • Francisco António

Modelo com um já longo percurso na oferta da marca de Munique e com um generoso número de adeptos, o BMW M5 prepara-se para dar as boas-vindas, já em 2018, à sua sexta geração. Mais uma vez baseada no Série 5 dito “normal”, culmina 30 anos de evolução que o fabricante não deixou de registar num curioso vídeo.

Anunciando na nova geração uma série de importantes inovações, a começar num sistema de tracção integral com um modo específico que promete oferecer as mesmas atravessadelas de um verdadeiro tracção traseira, a verdade é que o percurso do BMW M5 começou há muitos anos atrás. Mesmo no século passado. Mas apesar do passar dos anos, o conceito que presidiu à sua concepção continua jovem e actual, visando propor um veículo com habitáculo grande, bagageira a condizer e, ainda assim, extremamente rápido, eficaz e muito divertido de conduzir.

Nos últimos 30 anos, pudemos observar gerações de BMW M5 equipadas com motores de seis cilindros em linha, de oito cilindros em V e até de 10 cilindros em V, mas sempre atmosféricos. Em 2018, o M5 regressa ao mercado ainda com mais potência – e, sobretudo, mais força –, mas já com uma unidade sobrealimentada, estando munido de um oito cilindros em V, soprado por um generoso turbocompressor.

O novo M5, que tem por base o Série 5 G30, que já está à venda nas versões mais acessíveis e menos possantes, anuncia uma potência de 600 cv. Sendo que, posta de parte, não estará uma versão ainda mais potente e híbrida.

Enquanto esse momento não chega, convidamo-lo a recordar, neste curto vídeo, 30 anos de evolução. Sempre com o inesquecível BMW M5 como protagonista.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site