Aos 70 anos e com mais de 50 de carreira, Elton John anunciou esta quarta-feira a sua retirada dos palcos. Mas (há um grande e ruidoso mas), para a despedida, o cantor vai partir em setembro deste ano numa digressão que durará três anos e que terá à volta de 300 concertos. A tournée começa nos Estados Unidos, em Allentown, Pensilvânia, e chega à Europa em maio de 2019. Para já, não há qualquer indicação de que vá passar por Portugal.

“Sempre pensei que ia ser como Ray Charles, BB King — sempre na estrada. As minhas prioridades mudaram, Tivemos filhos e eu mudei as nossas vidas. Isto não quer dizer que não vá ser criativo, mas não vou estar a viajar”, afirmou Elton John durante a conferência de imprensa desta quarta-feira. O cantor e o marido, David Furnish, de 55 anos, têm dois filhos: Zachary e Elijah, de 7 e 5 anos, respetivamente.

O anúncio acontece 48 anos depois do artista se ter feito à estrada pela primeira vez. Foi em 1970, no Troubadour, em Los Angeles. The Million Dollar Piano, a atual residência, começou em 2011 e conta, até à data, com 207 espetáculos. Números de 2015 indicam que o cantor recebia 350 mil libras por performance (quase 400 mil euros).

No ano passado, Elton John enfrentou problemas de saúde, causados por uma infeção que contraiu durante uma digressão na América do Sul. O estado grave em que ficou obrigou-o a cancelar todos os espetáculos fixos na primavera e a marcar 27 datas extra em junho do mesmo ano. Já em julho de 2013, o cantor britânico foi obrigado a cancelar um concerto em Hyde Park, em Londres. No mesmo dia, deu entrada num hospital e foi operado de urgência ao apêndice. Apesar de tudo, na conferência de imprensa, Elton John negou os rumores de que se iria retirar por questões de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aos 70 anos, Elton John já arrecadou cinco Grammy Awards e no próximo domingo, dia 28 de janeiro, sobe ao palco dos maiores prémios da indústria da música para atuar ao lado de Miley Cyrus.

Artigo atualizado às 19h do dia 24 de janeiro.