771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ricardo Sá Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Partido LIVRE

Nem Mariana Mortágua nem Carmo Afonso têm razão

Quando, mesmo no ruído da campanha, o LIVRE reafirma que o diálogo entre as forças democráticas não deve ser esquecido não está a fazer equilibrismo, mas a ser intransigente na defesa dos seus valores
Justiça

Não há democracia sem partidos, nem sem M. Público

Respeito Rui Rio, que tenho por um homem íntegro, mas não quero ficar calado quando defende – com o apoio de muita gente ilustre – uma tese que a lei não comporta. E que nem acho que devesse comportar
Obituário

Um homem fiel àquilo em que acreditava

Patrício Gouveia era um lutador incansável, às vezes até desconcertante. Camarate foi um processo em que o acompanhei de perto, mas vi essa marca do seu carácter em muitas outras ocasiões.
Obituário

Paulo Pitta e Cunha, um príncipe na universidade

No âmbito fiscal, Pitta e Cunha presidiu à Comissão da Reforma Fiscal de 1984-1988, de cujo labor nasceu a criação do IRS e do IRC, que modernizaram o sistema fiscal português.
Legislativas 2022

Voto Livre

O voto no Livre é o voto tático e estratégico para quem queira assegurar a presença na AR de uma força moderada, apologista do diálogo e da busca de consensos, construídos na base do rigor e da boa fé
Justiça

Defender Ventura, em nome do Estado de Direito

Não quero viver numa sociedade maniqueísta, em que os dissidentes, por piores que sejam, para além de serem punidos pelo que fizeram, têm ainda de se humilhar.
Guiné-Bissau

Solidariedade com António Aly Silva

Seguindo com especial atenção a vida da Guiné-Bissau, fui-me cruzando ao longo dos anos com os escritos do jornalista Aly Silva. A notícia do seu rapto, espancamento e abandono deixou-me consternado.
Justiça

Ihor Homeniuk e o Estado de Direito

Num Estado de Direito, é muito importante que a culpa não morra solteira e que se apurem as responsabilidades do que aconteceu. Mas é também fundamental que não se escolham bodes expiatórios.
Presidenciais 2021

As eleições serão livres, mas não serão justas

Todos sabemos que, a manter-se o actual quadro previsível de evolução da pandemia, não estão asseguradas as condições para a normalidade do processo eleitoral.
Banco de Portugal

Centeno e o Banco de Portugal

Não ache razoável que o ministro das Finanças, que supostamente não quer continuar no governo, possa escolher ir para governador do Banco de Portugal, como se tratasse de uma compensação ou um prémio.
25 de Abril

25 de Abril assim, não obrigado

Este ano também me entristece o silenciamento da deputada Joacine Katar Moreira, a quem – com o voto contra da Iniciativa Liberal e do Chega – foi vedado o direito de intervir na sessão comemorativa.
Coronavírus

Estado de emergência e Justiça

Não há em Portugal só grandes escritórios, a grande maioria dos advogados ainda trabalha numa base individual e liberal. Também são trabalhadores independentes a merecer uma mínima protecção social.
Eutanásia

A favor da eutanásia e do referendo

Choca-me que uma maioria de deputados de partidos que não inscreveram o tema nos seus programas possa aprovar uma legislação que muda radicalmente a nossa forma colectiva de lidar com a vida e a morte
Partido LIVRE

Joacine Katar Moreira, o direito à diferença

JKM certamente que sofre quando a sua gaguez a impede de ser fluente. Mas é ela, e mais ninguém, o juiz da ajuda que entenda requerer (dentro, naturalmente, dos limites da razoabilidade).
Operação Fizz

O extraordinário desfecho do caso Manuel Vicente

O combate à corrupção tem implicações económicas mas é uma luta por valores de que não se deve abdicar. Este caso evidencia como tal luta pode soçobrar quando depara com interesses que falam mais alto
Eutanásia

Eutanásia, não decidir apressadamente

A hora é de debate. De estudo exaustivo das experiências que já se conhecem. Só depois, e não seguramente nesta legislatura, é que se pode tomar a decisão de legislar ou não, e em que sentido.
Angola

O caso Manuel Vicente

Não posso aceitar que seja do interesse de Portugal ou de Angola a aceitação de uma “chantagem” exercida apenas para salvaguarda de Manuel Vicente (por mais poderoso ou melhor pessoa que possa ser).
Recibos Verdes

Um rombo na tributação simplificada

Acaba-se com a tributação simplificada em relação a muitos milhares de contribuintes, talvez com algum ganho imediato de receita, mas com a desprotecção de vastos sectores da classe média.
Angola

Imunidade: o caso do vice-presidente de Angola

No direito internacional há cada vez menos espaço para imunidades absolutas, as quais se devem compatibilizar com um quadro que permita uma perseguição eficaz a crimes como o de corrupção.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos