Paleontologia

Descoberta maior floresta fossilizada de África

O português Ricardo Araújo e dois paleontólogos moçambicanos anunciaram esta quinta-feira a descoberta da mais extensa floresta fossilizada do continente africano.
Museus

Modelos de dinossauros em tamanho real à "solta"

Vinte modelos de dinossauros em tamanho real vão estar à "solta" nas ruas da Lourinhã como "cartão-de-visita" do futuro Parque dos Dinossauros, com abertura prevista para 2018.
Fósseis

Criança tropeça e descobre fóssil milenar

Jude Sparks, de nove anos, estava numa caminhada com a sua família em Las Cruces, no Novo México, quando tropeçou num fóssil com milhões de anos.
Fósseis

'Razana', o crocodilo que aterrorizava dinossauros

Há cerca de 165 milhões de anos um "triturador de ossos com uma tonelada" habitava a ilha de Madagáscar. Razanandrongobe sakalavae foi oficialmente confirmado como um parente distante dos crocodilos.
Evolução

Resolvido o mistério que nem Darwin desvendou

Cientistas descobriu a que animal pertenciam os fósseis encontrados na América do Sul que Darwin não conseguiu identificar. Pertencem ao "Macrauchenia patachonica", que viveu há 20 mil anos.
Fósseis

Nova espécie de carnívoro extinto descoberta

Uma nova espécie dos mamíferos carnívoros extintos chamados hienodontes foi descoberta por investigadores norte-americanos através da análise de fósseis egípcios, divulgou a revista PLOS One.
Dinossauros

Descobertos ossos de dinossauros em Pombal

Fósseis de vértebras que podem pertencer a dinossauros que viveram há cerca de 150 milhões de anos foram descobertos na jazida de Monte Agudo, na região de Pombal, Leiria.
Dinossauros

Dinossauros na Austrália ajudam a perceber nossos

Foi descoberta uma nova jazida com vestígios de dinossauro numa região pouco explorada da Austrália. O estudo faz referência às pegadas na Lourinhã: podemos encontrar respostas do outro lado do mundo.
Austrália

Austrália. Descobertas 150 pegadas de dinossauro

Numa descoberta sem precedentes, foram encontradas 150 pegadas de 21 espécies de dinossauro, numa zona no noroeste da Austrália. Alguns serão mesmo os maiores já registados.

Dinossauros saurópodes 'reinaram' em Portugal

A Península Ibérica teria há 150 milhões de anos uma diversidade de dinossauros saurópodes maior do que outros continentes pelas diferenças encontradas nos dentes desses animais, conclui um estudo liderado por portugueses, a que a Lusa teve acesso.
Fósseis

Descobertas as plantas mais antigas do mundo

As plantas mais antigas do mundo foram encontradas na Índia. Os fósseis de algas vermelhas têm 1,6 mil milhões de anos. São o mais próximo que já chegámos de encontrar os primeiros seres complexos.
Paleontologia

Ovos de crocodilo mais antigos estão na Lourinhã

Cientistas do Museu da Lourinhã encontraram os ovos de crocodilo mais antigos do mundo. Estavam no mesmo local onde nos anos 90 foram descobertos ovos de dinossauro.
Fósseis

Este fóssil pode ter sido o primeiro ser vivo

Um conjunto de fósseis descobertos no Canadá poderá ser "uma das formas de vida mais antigas da Terra", de acordo com um novo estudo publicado esta quarta-feira na Nature.
Animais

A barata já foi o inseto mais venenoso do mundo

O inseto venenoso mais antigo do mundo foi descoberto, conservado em âmbar. Acredita-se que esta barata para além de ter sido venenosa, viveu na época dos dinossauros.

Ovos de dinossauros demoravam 3 a 6 meses a chocar

Extintos há 65 milhões de anos, os dinossauros continuam a despertar interesse e curiosidade existindo muitas questões por responder. Um estudo descobriu o tempo que os seus ovos demoravam a chocar.

Descoberto primata com 37 milhões de anos

Investigadores do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont descobriram, em Lérida, Espanha, uma nova espécie de primata que vivia nos bosques que cobriam a Europa há 37 milhões de anos.
Fósseis

Descoberta cauda de dinossauro preservada em âmbar

É a primeira vez que uma parte de um dinossauro é encontrada perfeitamente preservada em âmbar. A descoberta abre portas à biologia para estudar um animal que dominou a Terra durante 160 milhões anos.
Dinossauros

Lourinhã tem grande trilho mundial de pterossauros

Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros (répteis voadores) foi descoberto nas arribas de uma das praias da Lourinhã, a de Peralta.
Dinossauros

Descoberto tecido cerebral de um dinossauro

É um fóssil com 130 milhões de anos e pode ter tecido cerebral de um dinossauro. Trata-se de um parente do Iguanodon e foi descoberto numa piscina de pedras.

Parque Jurássico da Lourinhã avança em 2017

A famosa capital dos dinossauros começa, passados vários anos de especulação, a construir o seu Parque Jurássico que terá como atração principal a exposição de réplicas de dinossauros em tamanho real.
Dinossauros

Atração dos dinossauros media-se pelos chifres

Um estudo norte-americano defende que os ornamentos - também conhecidos por chifres - dos dinossauros carnívoros tinham um papel muito importante na seleção dos parceiros sexuais.
Fósseis

Encontrados fósseis mais antigos da Terra

Foram encontrados os fósseis mais antigos do planeta Terra, nas rochas da Gronelândia. Cientistas acreditam que os fósseis se formaram há 3,7 mil milhões de anos.
Animais

Descoberto fóssil de primeiro vertebrado voador

O Allkaruen koi foi de um pterossauro, a primeira espécie de vertebrados a desenvolver a capacidade de voar com asas, e ajuda a entender como evoluíram os animais voadores que hoje conhecemos.
Evolução

Lucy. A autópsia chega 3 milhões de anos depois

Com mais de 3 milhões de anos, e descoberta há mais de 40 na Etiópia, Lucy é o esqueleto de australopiteco mais completo de sempre. E poderá ter morrido por ter caído de uma árvore.
Paleontologia

É um T. rex ou não? A resposta está nos ossos

Às vezes nem os esqueletos completos são claros quanto à classificação de uma espécie. "Jane" tanto pode ser uma nova espécie, como apenas um T. rex jovem.
Dinossauros

Maior pegada de dinossauro descoberta na Bolívia

Com 1,20 metros, a pegada deixada por um abelisaurus é a maior alguma vez encontrada por um dinossauro carnívoro. O animal que a deixou poderia ter mais de 12 metros de altura.
Dinossauros

O clima também ajudou ao fim dos dinossauros

A queda de um asteroide é apontado como o grande responsável pela extinção dos dinossauros, mas um vulcão na Índia também terá tido influência. Ambos terão provocado o aumento global da temperatura.
Dinossauros

Asteroide não extinguiu apenas os dinossauros

Segundo novos estudos, de cientistas da Universidade de Bath, o impacto do asteroide que extinguiu os dinossauros foi muito mais forte do que se pensava: extinguiu também cerca de 93% dos mamíferos.

Fóssil de mãe com filho ao colo. E 4.800 anos

O fóssil com 4.800 anos foi encontrado juntamente com outros 48 restos mortais, numa região do Taiwan. Entre os corpos encontrados, encontram-se os de cinco crianças.
Dinossauros

Antes do fim, dinossauros já estavam em declínio

Se a ideia da equipa de Manabu Sakamoto estiver correta, os dinossauros já estavam em declínio mesmo antes da extinção em massa: não surgiam novas espécies ao mesmo ritmo que outras desapareciam.
Fósseis

Então, os unicórnios existiram mesmo?

O fóssil de um unicórnio siberiano foi recentemente descoberto no Cazaquistão. O exemplar vem provar que este animal existiu há bem menos tempo do que o que inicialmente se pensava.
Dinossauros

Descoberta de fósseis revela mistérios sobre T-Rex

Fósseis com 90 milhões de anos descobertos no Uzbequistão mostram uma espécia nova de tiranossauro que revela dados novos sobre a evolução do T-Rex.
Paleontologia

Fim dos dinossauros? Nova prova que foram vulcões

Um estudo liderado por um geólogo do Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa, encontrou depósitos de mercúrio que podem sustentar a tese de que extinção dos dinossauros foi, afinal, obra de vulcões
Dinossauros

Local onde caiu asteróide vai ser explorado

Cientistas vão perfurar ponto onde caiu um asteróide há 66 milhões de anos, cujo impacto extinguiu dinossauros e grande parte da vida na terra para como é que a vida voltou depois da catástrofe.

Os frangos-d'água dos Açores que Darwin não viu

Se Darwin tivesse chegado aos Açores 500 anos antes talvez pudesse ter usado os parentes dos frangos-d'água para alimentar a sua teoria da evolução e de adaptação aos ambientes onde viviam.

Pterossauros e crocodilos novos no Cabo Espichel

A jazida paleontológica Areias do Mastro, na formação de Papo-Seco mostrou-se rica em vertebrados do início do Cretáceo, incluindo algumas espécies novas ou raras em Portugal.
Paleontologia

Nicolas Cage devolve crânio de dinossauro roubado

Nicolas Cage entregou às autoridades um crânio de dinossauro com 67 milhões de anos, que tinha comprado nos EUA por 276.000 dólares, para que seja devolvido à Mongólia, segundo a Rolling Stone.

Há um novo dinossauro. Foi descoberto em Espanha

Foi descoberto um novo dinossauro nunca antes conhecido. Chama-se Morelladon beltrani, era herbívoro tinha seis metros de comprimento, dois metros e meio de altura e pesava cerca de uma tonelada.

Lembra-se dos Raptores? Conheça um primo bem maior

Lembra-se dos Velociraptores? Pois imagine um primo ainda maior. É que foram descobertos no Dakota do Sul fósseis uma nova espécie gigante desta família de dinossauro predador. Com 66 milhões de anos.

Humanos chegaram à China há mais de 80 mil anos

Pensava-se que o homem moderno tinha seguido para a China depois de uma tentativa frustada de entrar na Europa, mas pode não ter sido bem assim. Parece que primeiro os humanos ocuparam o sul da China.
Dinossauros

O grande asteroide que fez explodir a Terra

A queda de um asteroide é das hipóteses mais vezes referida para a extinção dos dinossauros. Agora os cientistas revelaram que o impacto no planeta foi mesmo global: terramotos, vulcões e tsunamis.
Paleontologia

Homo naledi, uma nova espécie humana

"É um mistério digno de Sherlock Holmes", diz um investigador. Foi descoberto numa exígua caverna na África do Sul um "primo" da árvore genealógica humana que está a deixar os cientistas perplexos.
Evolução Humana

Humanos de Atapuerca: robustez e cérebro pequeno

O estudo do conjunto de ossos dos humanos de Sima de los Huesos permitiu perceber que partilhavam semelhanças com os neandertais, mas também diferenças. E o tamanho do cérebro é a mais flagrante.

Fóssil com 80 milhões de anos traz novas pistas

Foi encontrado o primeiro lagarto acrodonte no Novo Mundo. O fóssil com 80 milhões de anos traz novas pistas sobre evolução dos lagartos e sobre a distribuição das espécies no supercontinente Pangea.
Estranha Natureza

Será este o elo perdido entre cobras e lagartos?

Corpo alongado, dezenas de costelas, uma cauda relativamente curta e... quatro patas. Poderá este ser o elo evolutivo entre lagartos e serpentes?
Evolução Humana

Será que temos mãos primitivas?

Pensar que o homem é mais evoluído que os restantes animais é uma ideia errada - temos as mãos parecidas com os nossos antepassados e foram os chimpanzés que mais divergiram.

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro

O Wendiceratops é o novo membro da família de dinossauros Ceratopsidae. É um antepassado do conhecido Triceratops, e regista a mais antiga ocorrência de um corno largo sobre o nariz.

Vídeo: mais um passo no estudo da evolução animal

Os cientistas conseguiram descobrir como era a cabeça de um dos animais mais bizarros do período Câmbrico. Agora estamos mais perto de entender melhor a evolução dos seres vivos.

Descoberto novo dinossauro com cornos

Dinossauro, com o nome científico de "Regaliceratops peterhewsi", assemelha-se, em muitos aspetos, ao Tricerátopo e viveu há 70 milhões de anos.

Descoberto novo T.Rex herbívoro

Novo dinossauro foi apresentado esta semana na revista Nature. Os ossos foram encontrados no Chile por um menino que estava a brincar e os desenterrou. Este T.Rex era herbívoro e chegava a medir 3 m.

43 ovos de dinossauro debaixo de cidade chinesa

Foram encontrados 43 ovos de dinossauro fossilizados, que estavam enterrados numa zona em obras em Heyuan, cidade da província de Cantão, no sul da China.

Uma história de amor com 75 milhões de anos

Um fóssil encontrado durante uma escavação no deserto de Gobi serviu de base a uma investigação que pretende provar que as penas dos dinossauros serviam para cortejar potenciais parceiros.
Geologia

Estudar uma cratera do tempo dos dinossauros

Uma equipa multinacional vai estudar a cratera do meteorito que pode ter causado a extinção dos dinossauros. Para isso vão usar técnicas de engenharia petrolífera.
Mundo

O maior predador pré-dinossauros viveu em Loulé

Tinham qualquer coisa como dois metros e faziam frente a dinossauros nos lagos e rios. Este grupo de salamandras gigantes desapareceu há 201 milhões de anos, quando começou a cisão de Pangeia.
Decoração

Bem-vindo ao parque jurássico

No que depender da decoração infantil, os dinossauros nunca estarão em perigo de extinção. De papel de parede a cabides, é possível transformar qualquer quarto numa gruta da pré-história.
Antropologia

Divisão de tarefas entre sexos já na pré-história

Já era conhecido que entre os caçadores-recoletores homens e mulheres tinham tarefas diferentes. Agora foi possível confirmar que entre os neandertais acontecia o mesmo.
Paleontologia

Os fungos alucinogénicos do tempo dos dinossauros

Aparentemente as gramíneas e os fungos que as parasitam evoluíram em conjunto desde o tempo dos dinossauros. O fungo agora descoberto com a erva mais antiga conhecida é da família dos que produzem LSD

Cobras. A lançar o terror há 170 milhões de anos

Foram descobertos fósseis de quatro cobras pré-históricas. Afinal, estes répteis existem há mais de 100 milhões de anos. As cobras antigas são muito parecidas com as de hoje.

Eram assim os "crocodilos" da Gronelândia

Octávio Mateus apresenta na Alemanha as descobertas de uma expedição à Gronelândia na qual foram recolhidos fósseis de tartarugas e de um réptil parecido com os crocodilos com 200 milhões de anos.
Paleontologia

Dinossauro de mãos horrendas e barriga de cerveja

50 anos depois, os dois novos exemplares de Deinocheirus mirificus revelam mais características desta espécie: o aspeto invulgar e a alimentação atípica.

Foi por cá que andaram os mais antigos crocodilos

Viveram há 150 milhões de anos no local que hoje é Portugal. São os mais antigos ‘machimosaurus', animais do grupo do qual descendem os crocodilos. Alguns tinham nove metros.

O pequeno dinossauro do tempo dos gigantes

Viveu em Portugal há 152 milhões de anos e só há 15 foi extraído das rochas para se dar a conhecer. Hoje sabe-se finalmente qual é o seu b.i: conheça Eousdryosaurus, ou 'Manuelino' para os amigos.

Afinal, o maior dinossauro carnívoro era aquático

Fósseis descobertos em Marrocos revelam que o espinossauro, o maior dinossauro carnívoro do mundo, vivia afinal muito mais dentro de água do que em terra.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a