Caso José Sócrates

Caso José Sócrates

Sócrates não quer junção de factos da PT e do BES

572
A defesa de Sócrates opõs-se à apensação de factos da PT e do caso BES/GES à Operação Marquês. João Araújo responsabiliza Governo Passos Coelho pelos "ditos atos danosos" na gestão da PT.
José Sócrates

Sócrates: "António Costa virou-me as costas"

2.397
O ex-primeiro-ministro José Sócrates diz que os últimos três anos foram "muito duros" e que Costa e a cúpula do PS lhe viraram costas. Admite recorrer ao Tribunal Europeu e nega relação com Salgado.
Operação Marquês

Ex-gestor da PT arrasa teses de Sócrates e Salgado

2.332
Jorge Tomé, representante da CGD na PT, ponderou o apoio à OPA da Sonae, foi contra a compra da Oi e diz que os investimentos em dívida do GES violaram os regulamentos da PT. As revelações à Justiça.
Oeiras

Joaquim Raposo deixa Sócrates fora da campanha

Pediu a Sócrates conselhos para os debates. Aceitaria donativo de José Guiherme. Diz que Isaltino, Vistas e Ângelo Pereira são farinha do mesmo saco. Best of do Carpool com o candidato do PS a Oeiras.
Caso José Sócrates

Sócrates terá ganho oito milhões na venda da Vivo

3.083
Alegado pagamento de oito milhões de euros terá sido feito pelo Grupo Espírito Santo ao ex-primeiro-ministro para influenciar a venda da Vivo pela PT e a entrada na Oi, avança o Correio da Manhã.
Caso José Sócrates

Santos Silva estava interessado no novo aeroporto

1.948
Carlos Santos Silva era o representante do Grupo Lena no consórcio favorito à construção do novo aeroporto de Lisboa desejado por Sócrates. O BES de Ricardo Salgado também fazia parte.
Caso José Sócrates

Sócrates vira youtuber para atacar MP

1.093
Ex-primeiro-ministro publica video-comentário no You Tube para criticar tese do Ministério Público na Operação Marquês. Tudo "em legítima defesa" e em nome da "verdade".
Caso José Sócrates

O trio que nunca estranhou os jantares de Sócrates

855
José Manuel Fernandes quer ver tudo a limpo sobre estes escândalos das viagens, mas não só: "Também gostava de saber mais sobre aqueles jantares de Sócrates que custaram 20 mil euros"
Caso José Sócrates

DCIAP tem 45 dias para fazer ponto de situação

Vice-procurador geral emite despacho em que fixa o prazo final para a conclusão da Operação Marquês em 20 de novembro e dá 45 dias a Amadeu Guerra para fazer um ponto da situação dos autos.
Caso José Sócrates

João Araújo. Despacho com dois anos de atraso

349
Defesa do ex-primeiro-ministro defende que a investigação deveria ter sido encerrada em outubro de 2015. Advogado João Araújo diz que Ministério Público não tem provas para acusar José Sócrates.
Caso José Sócrates

Caso Sócrates. Despacho pode sair só em novembro

183
Última carta rogatória chegou às autoridades judiciais portuguesas a 22 de agosto e o DCIAP tem até 90 dias para produzir despacho, com eventual acusação. Prazo final termina a 20 de novembro.
Operação Marquês

Amigo de Sócrates foi acionista da dona do i

138
Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, teve 17% da Lena Comunicação, holding que lançou o jornal i. Indicação terá sido dada por presidente do grupo Lena aos procuradores da Operação Marquês.
PS

Sócrates queria Marinho, a Costa faltam "tomates"

3.553
"Sol" revela escutas da Operação Marquês. Em 2014, quando Costa se preparava para desafiar Seguro, Sócrates dizia que o então autarca de Lisboa não tinha "tomates", mas sim o "amigo" Marinho Pinto.
Caso José Sócrates

Plano para controlar os media. Mais revelações

1.500
Escutas feitas em 2009, quando Vara era administrador do BCP e Sócrates primeiro-ministro, divulgadas pelo jornal Sol, mostram tentativas de influenciar linha editorial e negócios no setor dos media.
Caso José Sócrates

Primo de Sócrates renuncia nacionalidade

1.130
O primo de Sócrates, João Paulo Pinto de Sousa, renunciou à nacionalidade portuguesa e é, desde 2016, cidadão brasileiro, noticia a SIC Notícias. O MP acredita que é "testa de ferro" de Sócrates.
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

419
Ainda se lembra de quem eram os 50 mais poderosos da economia no segundo governo de Sócrates? Sete anos depois, 28% dos nomes estão ou estiveram a contas com a Justiça. Mexia é o caso mais recente
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

Do ranking dos 50 mais poderosos da economia portuguesa em 2010, 14 políticos, gestores e empresários tiveram a Justiça à perna. Ou seja, 28%. Mexia é o caso mais recente. Recorde os outros
Corrupção

Havia alguns corruptos ou era tudo como no Brasil?

Rui Ramos pergunta: "Estivemos ou não sujeitos a uma rede de políticos, funcionários, banqueiros e gestores articulados entre si para extrair e partilhar proventos do exercício do poder?"
EDP

Corninhos de Pinho começaram com cheque da EDP

Quando Manuel Pinho simulou os cornos no Parlamento em 2009, estava irritado com Bernardino Soares: o deputado comunista lembrou a história do cheque da EDP dado pelo ministro a um clube de Aljustrel
Caso José Sócrates

Santos Silva criou fundação na Suíça para Sócrates

2.549
Belino Foundation. Era esta a fundação na Suíça, criada em nome de Santos Silva e o primo de Sócrates, onde cairiam dinheiros para Sócrates. Se Santos Silva morresse, família de Sócrates herdava.
Operação Marquês

Ricciardi foi ouvido na Operação Marquês

O ex-banqueiro e primo de Ricardo Salgado esteve no DCIAP em Fevereiro, num depoimento que terá demorado alguns dias. Testemunho decorreu no âmbito da Operação que envolve Sócrates e Salgado.
Impostos

Fisco. 50 processos a funcionários por verem dados

108
Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, José Sócrates, ex-primeiro-ministro, e o seu amigo Carlos Santos Silva. Houve pelo menos 50 processos nos últimos três anos a funcionários que consultaram dados.
Caso José Sócrates

Há um "departamento estatal de caça ao homem"

1.270
Em mais um artigo de opinião no "Diário de Notícias", José Sócrates critica que a acusação tenha sido "adiada pela sexta vez" e diz que não existe uma investigação, mas uma "perseguição a um alvo".
Caso José Sócrates

Quatro ex-ministros de Sócrates ouvidos no DCIAP

518
O Ministério Público ouviu quatro ex-ministros de José Sócrates no âmbito da Operação Marquês. Foram todos ouvidos na qualidade de testemunha, segundo a SIC.
Operação Marquês

PGR: Granadeiro é uma das causas do atraso

218
PGR afirma que o caso Sócrates só pode ser concluído após cumprimento de três cartas rogatórias para a Suíça. Numa delas, o ex-presidente da PT está a tentar impedir a quebra do sigilo bancário.
Caso José Sócrates

Sócrates. Corrupção terá começado no governo

1.631
José Sócrates terá recebido mais de um milhão de euros em dinheiro vivo a partir de dezembro de 2010, quando era primeiro-ministro, revela uma investigação da revista Sábado.
Caso José Sócrates

Ministério Público investiga outros banqueiros

144
O Ministério Público vai investigar outros banqueiros por indícios de burla qualificada num processo que nasce no âmbito da Operação Marquês e que vai merecer uma investigação autónoma.
Caso BES

Herdade de Granadeiro arrestada pela Justiça

1.976
Interrogatórios de Ricardo Salgado e do ex-presidente da PT na origem do arresto judicial. Decisão deve-se a alegada participação do 'saco azul' do GES na empresa proprietária da herdade vinícola.
Caso José Sócrates

Presunção de inocência, prazos e dia da felicidade

340
Nada de lembrar que o governo de Sócrates e Costa fez uma reforma penal em 2007 e que os prazos de investigação de que Sócrates se queixa foram considerados bons para aplicar à à populaça não política
Caso José Sócrates

Operação Marquês tem "complexidade ímpar"

Trabalhadores do fisco apontam para a "complexidade ímpar" do inquérito da Operação Marquês, onde José Sócrates é um dos arguidos e no qual a Autoridade Tributária apoia o Ministério Público.
Caso José Sócrates

Sócrates revela telefonema de Paulo Azevedo

219
O ex-primeiro-ministro diz que Paulo Azevedo tentou recolher à última hora o apoio do Governo do PS para a OPA lançada pela Sonae ao capital da Portugal Telecom em 2006.
Caso José Sócrates

8 perguntas para não se perder no caso Sócrates

193
O comunicado da PGR criou alguma confusão sobre a data para a conclusão da Operação Marquês. É em abril ou em junho? O que decidiu Joana Marques Vidal? Aqui fica um guia para não se perder.
Caso José Sócrates

Pinto Monteiro defende divisão de mega processos 

367
Ex-Procurador-geral diz que percebe a prorrogação de prazos, ainda que levante dúvidas sobre "os prazos serem perentórios para os particulares e não o serem para as entidades oficiais".
Caso José Sócrates

PGR critica Rosário Teixeira e AT

134
Inspetores tributários são responsabilizados pelos atrasos na investigação a José Sócrates. PGR critica Rosário Teixeira e abre a porta à avocação do processo por Amadeu Guerra
Caso José Sócrates

Defesa de Sócrates vai impugnar adiamento

194
Advogados de Sócrates dizem que Joana Marques Vidal tentou "deitar as culpas sobre o mordomo" e classificam de "ilegal" a ausência de um prazo para que o DCIAP produza o despacho de acusação.
Caso José Sócrates

28 arguidos, 260 buscas e 2.600 escutas

O processo já vai em 91 volumes, com 3 mil documentos em suporte de papel e 13.500 milhões de ficheiros informáticos. Estes números são usados como explicação para o adiamento dos prazos.
Caso José Sócrates

As 7 razões dos procuradores para adiar a acusação

Atrasos nas cartas rogatórios para Angola e para a Suíça. Resposta recente do Reino Unido. Falta de dados. O caso PT e as ligações ao GES. Novos factos. Tudo o que os procuradores argumentam.
Caso José Sócrates

PGR quer "ponto de situação" até ao final de abril

Joana Marques Vidal deu até ao final de abril para o DCIAP dizer o que precisa e de quanto tempo precisa para ter pronto o despacho de acusação a José Sócrates. Só nessa altura concederá novo prazo.
Caso José Sócrates

Leia aqui na íntegra o comunicado da PGR

203
Joana Marques Vidal aceitou dar até final de junho os prazos para adiar a acusação do caso Sócrates, mas admite tomar medidas para que o prazo seja cumprido: mais gente e avocação do processo.
Caso José Sócrates

Prazo final da acusação deverá ser fixado em abril

247
Marques Vidal não define, para já, prazo para conclusão do caso Sócrates. Prazo final deverá ser fixado em abril. Mas não é certo. PGR admite que Amadeu Guerra possa avocar o processo.
Caso José Sócrates

Sócrates pode ser acusado de seis crimes

185
Tráfico de influências, falsificação e recebimento indevido de vantagem são os três crimes adicionais que deverão fazer parte da acusação ao antigo primeiro-ministro, avança hoje o DN.
Caso José Sócrates

Paulo Azevedo sobre PT: "Estavam todos feitos"

890
O presidente da Sonae voltou a comentar os negócios à volta da PT. Admite "alguma satisfação" com as notícias recentes da investigação e espera agora "que a justiça faça o seu trabalho".
Operação Marquês

Operação Marquês. Novo adiamento é um "escândalo"

249
"Isto é um escândalo, ultrapassa todas as marcas", diz a defesa de José Sócrates. João Araújo espera que a PGR indefira o pedido de adiamento feito pelo procurador Rosário Teixeira.
Operação Marquês

Advogado: "Isto não é o da Joana, é o da lei"

467
Advogados de Sócrates reagiram aos últimos desenvolvimentos da Operação Marquês. Insistem que não há "factos" contra ex-PM e alegam que prazo da investigação "terminou ontem". Tudo o resto é "nulo"
Caso José Sócrates

Explicador/ É possível adiar a acusação do caso Sócrates?

346
O despacho de encerramento da Operação Marquês não deverá estar pronto até 17 de março. A lei permite novo adiamento? O que pode a PGR fazer? Quais as consequências? Eis as respostas neste Explicador.
Caso José Sócrates

Sócrates: "Alegações sobre a PT são estapafúrdias" - como aconteceu

491
Foi o terceiro frente a frente entre Sócrates e Rosário Teixeira. Lá dentro, foram mais de seis horas; cá fora, pouco mais de seis minutos: "O MP não tem factos ou provas, apenas uma teoria absurda".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo assume "desconforto" geral com a justiça

208
Presidente da República considera que há um sentimento generalizado de "desconforto" com a justiça, apesar de "muitos e bons passos" terem sido dados.
Operação Marquês

Operação Marquês. Sócrates é interrogado hoje

José Sócrates, arguido no processo "Operação Marquês", é interrogado esta segunda-feira, pela terceira vez, pelo Ministério Público, a quatro dias do prazo anunciado para a conclusão do inquérito.
Operação Marquês

Defesa de Sócrates acusa MP de fuga para a frente

199
Em comunicado, os advogados João Araújo e Pedro Delille garantem que as relações de José Sócrates com Salgado, Granadeiro e Bava "sempre se limitaram ao plano institucional".
Operação Marquês

Sócrates Acusação avança mesmo em duas semanas

216
PGR quer mesmo que acusação a Sócrates esteja pronta em duas semanas, respeitando o prazo indicativo da investigação. Pressão causa tensão no MP já que procuradores terão de abdicar de novas pistas.
Operação Marquês

Sócrates. Advogados acusam falta de "decência"

379
Advogados de José Sócrates criticam o Ministério Público por falta de "decência" e por passar informações a "jornalistas amigos o que se recusa aos advogados de defesa".
Aníbal Cavaco Silva

Sócrates acusa Cavaco. "É um homem capaz de tudo"

2.463
Ex-primeiro-ministro respondeu ao livro de Cavaco Silva. Acusa o ex-Presidente de deturpar as conversas e provocar a crise política de 2011. Diz que é um homem capaz de tudo, a propósito das escutas.
Operação Marquês

Bava e Granadeiro suspeitos de corrupção

2.668
Zeinal Bava e Henrique Granadeiro foram constituídos arguidos na Operação Marquês. São ambos suspeitos de corrupção passiva, além de fraude fiscal e branqueamento de capitais, avança a PGR.
Caso José Sócrates

Supremo mantém pena disciplinar para Rui Rangel

182
O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a pena disciplinar aplicada pelo Conselho Superior da Magistratura ao juiz desembargador Rui Rangel por violação do dever de reserva.
Caso José Sócrates

Os avençados da vida

2.521
As autoridades condenam é que se receba dinheiro para dizer bem do eng. Sócrates. Já para mim, com dinheiro sujo ou limpíssimo, o que me parece incompreensível é que se elogie o eng. Sócrates de borla
Caso José Sócrates

Defesa de Sócrates fala em "bullying processual"

543
Os advogados de José Sócrates emitiram um comunicado onde afirmam serem "falsas" e "verdadeiramente absurdas" as notícias sobre as revelações de Bataglia e vão agir legalmente.
Caso José Sócrates

Hélder Bataglia incriminou Ricardo Salgado

844
O ex-líder da Escom revelou ao Ministério Público que Salgado pediu-lhe para transferir 12 milhões de euros para a conta de Carlos Santos Silva, o alegado testa-de-ferro de José Sócrates
Operação Marquês

Especial/ A Operação Marquês e os negócios (ruinosos) da PT

2.739
O negócio da compra da Oi pela PT é uma das chaves da Operação Marquês. Estes são os bastidores e os detalhes de uma história que cruza Salgado, Sócrates e aquela que foi a maior empresa portuguesa.
Caso José Sócrates

Sócrates refuta suspeitas de corrupção de Salgado

279
Defesa do ex-primeiro-ministro acusa o Ministério Público de "desespero" e nega que Sócrates tenha sido alegadamente corrompido pelo ex-líder do Banco Espírito Santo.
Caso José Sócrates

Quais são as suspeitas contra Ricardo Salgado?

2.511
O ex-banqueiro é suspeito de ter corrompido José Sócrates através de Hélder Bataglia. Veja o circuito das transferências de 17,4 milhões de euros para Carlos Santos Silva que terão tido origem no GES.
Caso José Sócrates

Líder da Escom novamente interrogado

Hélder Bataglia foi ouvido pela segunda vez pela equipa do procurador Rosário Teixeira depois de ter sido constituído arguido em Luanda. Interrogatório decorreu a 5 de janeiro.
Operação Marquês

Investigação da Operação Marquês termina em março

O despacho de encerramento de inquérito, que finaliza a investigação da Operação Marquês, na qual José Sócrates é arguido, vai mesmo ser apresentado até março de 2017.
Caso José Sócrates

Advogado envolvido em negócios da PT é arguido

José Abrantes Serra será suspeito de crimes de tráfico de influências e fraude fiscal pelo seu envolvimento em negócios da antiga PT, como a venda da Vivo, segundo avança a SIC.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site