790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério da Saúde

Resposta Pronta

"Queremos um protocolo melhor que o anterior"

Em dia de reunião com a ministra da saúde, Joana Bordalo e Sá garante que não vai aceitar que os médicos percam direitos. A presidente da FNAM pede mais salários e melhor progressão nas carreiras.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde inicia reuniões com sindicatos

Aumentos salariais, melhores condições de trabalho e progressão na carreira são algumas das exigências que os sindicatos já vinham reivindicando, e que serão debatidas novamente com o novo Governo.
Saúde

Prestação de contas foi 'gota de água' para Araújo

Fontes próximas de Fernando Araújo revelam que a forma como foi tornado público o pedido de prestação de contas à DE-SNS precipitou a demissão. Previsível retirada de competências também contribuiu.
Saúde

Ministra não soube de demissão de Araújo antes

Diretor-executivo do SNS enviou pedido de demissão ao Ministério ao mesmo tempo que divulgava publicamente a demissão. Ministra da Saúde foi apanhada de surpresa em Bruxelas.
Resposta Pronta

"Nem a direção-executiva nem o SNS estão em causa"

Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro da Saúde, diz que a demissão de Fernando Araújo teve "dignidade". Alerta também que a ministra não deve perder poder: "Não pode ser a Rainha de Inglaterra".
Noticiário

10h. SNS. Larcerda Sales pede "continuidade"

Depois da demissão do CEO do SNS, Larcerda Sales pede que a Direção Executiva seja para continuar. PS acusa Governo de provocar a demissão por entrar em "confronto". E ainda, o debate do IRS.
Serviço Nacional de Saúde

As reações à saída de Fernando Araújo

Carlos Cortes já esperava saída de Fernando Araújo pelas divergências "de visões com a ministra da Saúde". Já presidente do Sindicato dos Enfermeiros considera que demissão "dá um péssimo sinal".
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde avalia propostas das ordens

Depois de se ter reunido com as ordens dos Médicos, Enfermeiros e Farmacêuticos, Ana Paula Martins garantiu que em 60 dias haverá uma resposta para as propostas dos profissionais de saúde.
Ministério da Saúde

Ordem dos Farmacêuticos saúda diálogo com ministra

Bastonário afirmou ter tido "uma reunião muito positiva" com a ministra da Saúde a demonstrar "abertura para ouvir as ordens", num momento em que a profissão sofre deterioração de condições.
Noticiário

12h. Corrupção. IL defende análise a organismos

Ministra da Justiça já recebeu os liberais, e também o BE. Fabian Figueiredo insiste na criminalização do enriquecimento ilícito. Ainda, Ordem dos Médicos elogia a "recetividade" da Ministra da Saúde.
Resposta Pronta

"Corrigir e melhorar não significa reverter o SNS"

O bastonário da Ordem dos Médicos vai apresentar seis prioridades à Ministra da Saúde para melhorar o SNS. Garante ainda que está a ser feito um levantamento das dificuldades junto das ULS.
Saúde

Ordem dos Médicos apresenta "seis prioridades"

Bastonário explica que estão em causa medidas que "têm que ser imediatamente avaliadas, analisadas e implementadas", para traçar "um caminho diferente para o sistema de saúde na sua globalidade".
Ministério da Saúde

Dois ouvidos e uma boca

Será este um Ministério da Saúde mais ouvinte dos utentes e profissionais?
Ministério da Saúde

Ministra sem limites 'a priori' nas negociações

Ana Paula Martins manifestou vontade de "ir tão longe quanto for possível" nas negociações, garantindo estar disponível para chegar "aos consensos necessários e possíveis".
Médicos

FNAM aponta prioridades para reunião com Governo

Melhoria dos salários, 35 horas semanais, integração dos internos na carreira e as progressões são os pontos prioritários do organismo representativo dos médicos para a reunião da próxima sexta-feira.
Saúde

Ministério da Saúde pede explicações a Araújo

O gabinete de Ana Paula Martins quer saber em que estado se encontram as mudanças iniciadas pela DE-SNS e pediu explicações sobre a reforma das Unidades Locais de Saúde.
Ministério da Saúde

Médicos e enfermeiros contactados para negociações

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins disse que devido a "uma agenda em que vários ministérios têm que estar envolvidos" na mesa negocial, as negociações vão ser realizadas nas próximas duas semanas.
Centros de Saúde

Ministra avalia dificuldades no acesso a vacinas

A ministra da Saúde referiu que não chegou ao gabinete nenhuma informação detalhada sobre a matéria, apesar de ocnhecer as notícias, mas assegurou que o Ministério irá investigar.
Novo Governo

Ministra: foco é no SNS mas aberta a mais soluções

Ministra salienta que Programa está orientado para o reforço do SNS e para a capacidade de dar uma "melhorar resposta", mas diz que o Governo não fecha a porta às melhores soluções para cada caso.
Resposta Pronta

Farmácias. "Objetivo é trabalhar em cooperação"

A presidente da Associação Nacional de Farmácias garante que farmacêuticos estão prontos para alargamento de competências proposto pelo Governo. Ema Paulino diz que objetivo é a cooperação na saúde.
Medicamentos

Infarmed proíbe exportação de 113 medicamentos

O Infarmed explica que a suspensão temporária da exportação de 113 medicamentos, mais 15 do que em março, destina-se a assegurar a normalização do abastecimento dos medicamentos considerados críticos.
Saúde

Reuniões na Saúde só com programa de governo

Reuniões só deverão começar na próxima semana, depois da apresentação do programa. Administradores hospitalares criticam falta de contacto com os players da saúde na fase de preparação do documento.
Resposta Pronta

"Seria bom construir em cima do que já foi feito"

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda fala de falta de recursos para pôr em prática as propostas e defende que Montenegro deve continuar o trabalho feito pelo anterior executivo.
Ministério da Saúde

Ordens enviam "caderno de encargos" a Montenegro

As ordens profissionais da Saúde enviaram ao primeiro-ministro um conjunto de propostas para melhorar o contexto atual da Saúde Humana, Animal e Ambiental e apontando prioridades.
Noticiário

8h. Ordens da saúde enviam lista de encargos ao PM

Carlos Cortes diz que a intenção é mostrar, no Dia Mundial da Saúde que as ordens estão disponíveis “para ajudar o Governo”. Ainda neste jornal, leões venceram esta noite em casa o Benfica.
Direto ao Assunto

"Diretor-executivo do SNS devia ir à vida dele"

Fernando Leal da Costa, ex-ministro da Saúde, elogia a criação da secretaria de Estado da Gestão da Saúde por Montenegro e critica Fernando Araújo. Já o caso das gémeas "pariu um rato".
Noticiário

12h. PS indeciso com a CI ao caso das gémeas

Pedro Nuno Santos diz que PS está a decidir se viabiliza a Comissão de Inquérito ao caso das gémeas. Ainda neste jornal, uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde.
Fact Check

Ana Paula Martins indicou consulta para gémeas?

Publicação baseia-se no relatório da IGAS para afirmar que foi a atual ministra da Saúde a agilizar a consulta e o tratamento das gémeas. Mas Ana Paula Martins não teve nenhuma intervenção no caso.
Hospital de Santa Maria

Gémeas: Chega avança com comissão de inquérito

André Ventura admite pedir esclarecimentos também ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e considera que o “poder político não pode ficar imune” às conclusões da IGAS.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria e Sales beneficiaram gémeas, diz IGAS

Secretária de Lacerda Sales marcou consulta no Santa Maria, e o diretor clínico deu instruções para que se realizasse. Já o Infarmed começou a analisar pedido do medicamento antes da submissão formal.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

PSD: plano para saúde em menos de 60 dias

Deputado Miguel Guimarães antecipa que plano de emergência pode ser mais rápido do que previsto. Luís Soares, ex-deputado do PS, pede que Direção Executiva do SNS fique fora das lutas partidárias.
Ministério da Saúde

Os ministros

Experiência do setor, em especial de SNS, a nova ministra tem pouca. Mas também não é isso que conta. Há quem tenha sido ministro sem nunca ter trabalhado no SNS e se tenha desembaraçado muito bem.
Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros exige negociações

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses vai entregar a Ana Paula Martins um caderno reivindicativo para iniciar negociações com o novo Governo.
Resposta Pronta

"Temos governo com imensas fragilidades políticas"

O antigo ministro da Saúde considera que a maior fragilidade deste novo governo é querer atuar muito rápido. Fernando Leal da Costa destaca a boa escolha da ministra Ana Paula Martins.
Ministério da Saúde

Médicos: abertas 322 vagas em zonas carenciadas

As vagas, mais 47 que no ano passado, são em maior número em ULS como Baixo Alentejo, Litoral Alentejano e Médio Tejo, seguindo-se da Cova da Beira, Guarda, sendo menos concentradas na zona de Lisboa.
Serviço Nacional de Saúde

SNS tratou em casa mais de 10 mil doentes em 2023

A hospitalização domiciliária aumentou 12,3%, face a 2022, e tem sido uma aposta do Serviço Nacional de Saúde "com resultados positivos para os doentes e para as instituições".
Saúde

Passos largos na humanização dos cuidados de saúde

A comunicação entre as entidades de saúde e os doentes também pode e deve ser melhorada. A desinformação e a falta de clareza continuam a prejudicar a boa implementação de novas medidas de saúde.
Farmácias

Farmácias remuneradas para dar medicação a utentes

A medida vai beneficiar cerca de 150 mil utentes. O Ministério da Saúde fala num "trabalho longo de preparação técnica e jurídica" e numa medida que diminui as desigualdades e assimetrias regionais.
Serviço Nacional de Saúde

Sindicatos dos enfermeiros redigem memorando comum

Cinco sindicatos de enfermeiros uniram-se e redigiram um memorando de entendimento com as reivindicações conjuntas, que pretende ser "um sinal de força" para a profissão e de negociação com o Governo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora