O Presidente da República, Cavaco Silva, realiza no domingo e segunda-feira uma visita oficial à República da Coreia, acompanhado por membros do Governo, empresários e representantes de universidades, que será marcada por uma forte componente económica.

Esta será a primeira visita oficial de um chefe de Estado português à Coreia do Sul e pretende aprofundar as relações bilaterais entre Lisboa e Seul, sendo a deslocação marcada por uma componente económica “muito importante”, disse fonte da Presidência da República.

“Portugal e a Coreia têm contactos seculares e têm relações diplomáticas há 50 anos”, indicou a mesma fonte, que atribui uma “grande importância” a esta visita, “desde logo do ponto de vista das relações bilaterais”.

No programa consta um encontro, na segunda-feira, com a Presidente da Coreia do Sul, no Palácio Presidencial — também conhecido com a “Casa Azul” -, após o qual os dois chefes de Estado assinarão acordos, participando de seguida num almoço oferecido por Park Geun-hye.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este momento marcará um reencontro de Cavaco Silva com Park Geun-hye, que visitou Portugal em 2011 representando o anterior Presidente da Coreia do Sul, ocasião em que reiterou o convite já formulado dois anos antes para que o chefe de Estado português visitasse o seu país.

Antes, o Presidente da República participa num pequeno-almoço com responsáveis de grandes empresas sul-coreanas e abre o seminário económico luso-coreano.

Da comitiva fazem parte representantes de 17 empresas portuguesas de variados setores, entre os quais os setores agroalimentar e das tecnologias, os mais importantes das trocas comerciais entre os dois países.

O presidente da AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Miguel Frasquilho, também integra a comitiva oficial que acompanha o Presidente da República.

A delegação portuguesa é composta ainda por responsáveis do meio académico português — Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa -, área onde já existe uma “cooperação muito intensa” com a Coreia do Sul, do ponto de vista científico.

Cavaco Silva participa ainda numa receção em honra da comunidade portuguesa residente na Coreia do Sul.

Nesta visita oficial, o Governo é representado pelos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

Acompanha a visita a mulher do Presidente, Maria Cavaco Silva.

Após esta visita, o Presidente da República segue viagem para Díli, Timor-Leste, para participar na X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 23.