MH17

Em caso de emergência, ligue para Putin

Segundo levantamento feito pelo Quartz, o presidente russo recebeu 31 chamadas telefónicas da chanceler alemã Angela Merkel nos últimos seis meses. A crise na Ucrânia foi o tema mais discutido.

O telefone do presidente russo recebeu 82 chamadas de líderes mundiais nos últimos seis meses segundo levantamento da Quartz.

DMITRY ASTAKHOV

Nos últimos seis meses, nenhum líder mundial teve mais contacto com o presidente russo Vladimir Putin do que a chanceler alemã Angela Merkel. Esta é a conclusão de um levantamento feito pelo diário digital Quartz a partir das chamadas telefónicas e reuniões com outros líderes feitas pelo Palácio do Kremlin e disponíveis ao público.

A líder alemã falou com o presidente da Rússia o dobro de vezes que qualquer outro líder mundial, um número que se intensificou sobretudo nos últimos meses com a anexação da Crimeia e crise na Ucrânia. O presidente francês François Hollande também aumentou seu contacto com Putin nos últimos meses, fazendo-o o segundo líder mundial com mais chamadas pessoais e reuniões com o presidente russo. Barack Obama e o primeiro-ministro inglês David Cameron conversaram diretamente com Putin apenas duas vezes nos últimos três meses.

Ainda de acordo com os dados do Quartz, é de salientar que o primeiro-ministro holandês Mark Rutte falou com Putin quatro vezes nos últimos cinco dias, o que coincide com a confirmação da morte de 189 holandeses no espaço aéreo ucraniano na última quinta-feira, quando o avião MH17 da Malaysia Airlines voava de Amesterdão para Kuala Lumpur. Destas conversas, o diário digital destaca as diferentes descrições dadas sobre os eventos: enquanto o Palácio de Kremlin descreve as chamadas telefónicas entre os líderes como “construtivas”, o governo holandês qualificou-as como “extremamente intensas”.

No total, com base nos dados disponíveis, o presidente da Rússia recebeu 82 chamadas telefónicas de líderes mundiais nos últimos seis meses.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)