As 35 pessoas encontradas num contentor de mercadorias no porto britânico de Tilbury são sikhs do Afeganistão, informou hoje a polícia local, que já tinha revelado que um dos imigrantes foi encontrado morto.

Segundo um porta-voz da polícia, o grupo clandestino, composto por homens, mulheres e crianças, terá sido “vítima de tráfico humano”.

Os imigrantes foram encontrados por volta das 7h30 de sábado por trabalhadores do porto que estavam a descarregar o contentor de um ferryboat oriundo da Bélgica.

No entanto, as polícias britânica e belga, que estão a investigar o caso, acreditam que o grupo já estava dentro do contentor quando a embarcação chegou ao porto de Zeebbrugge, no norte da Bélgica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os 34 sobreviventes foram transportados para hospitais próximos para serem tratados a hipotermia e desidratação, sendo que 30 dos imigrantes já tiveram alta médica, mas continuam sob custódia da polícia inglesa do condado de Essex.

Os restantes quatro afegãos continuam no hospital, mas deverão ter alta ainda durante o dia de hoje.

“Estamos a trabalhar com a comunidade Sikh em Tilbury para garantir que essas pobres pessoas, que tiveram de passar uma provação terrível, são apoiadas em termos das suas necessidades religiosas e de roupas”, disse o superintendente da polícia Trevor Roe.

Explicando que, neste momento, a prioridade da polícia é garantir a saúde do grupo, Trevor Roe disse que depois irão falar com os imigrantes para perceber o que aconteceu e como chegaram.