A chuva intensa provocou esta quarta-feira de manhã pequenas inundações em Lisboa e no distrito de Setúbal, num número acima do normal, mas sem grande gravidade, disseram à Lusa fontes da Proteção Civil.

Em Lisboa, a chuva provocou algumas inundações, sobretudo por causa de algerozes entupidos, mas também porque houve pessoas que estão a fazer obras em telhados e não estavam a contar com mau tempo, disse fonte dos bombeiros sapadores.

As inundações ocorreram “num número um pouco maior do que habitualmente, ainda não se chegou a números anormais, mas já começa a ter alguma expressão”, acrescentou.

De acordo com a mesma fonte, também caíram algumas árvores em Lisboa, chegando a danificar viaturas.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal realçou que alguns concelhos do distrito foram mais afetados por pequenas inundações, nomeadamente Almada, Barreiro, Sesimbra, Seixal e Setúbal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nada de especial, sarjetas entupidas e algerozes entupidos. A intensidade da chuva está a ser muito rápida e há locais que estão algum tempo entupidos e depois volta tudo ao normal, muitas vezes até sem a intervenção dos bombeiros”, disse fonte do CDOS de Setúbal.

Fonte das Estradas de Portugal disse à Lusa que hoje ocorreram ao início da manhã acidentes devido à chuva, que levaram a atrasos nas principais entradas da cidade de Lisboa de cerca de uma hora.

Todo o país encontra-se hoje sob aviso amarelo devido a previsão de chuva forte, com exceção das ilhas açorianas de São Miguel e Santa Maria, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, o aviso amarelo – o terceiro mais grave de uma escala de quatro – deve-se não só à possibilidade de chuva forte, mas também a previsão de trovoada e rajadas de vento e vigora entre as 6h e as 0h desta quarta-feira.

Sete ilhas nos Açores – Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa, Corvo e Flores – mantêm-se sob aviso amarelo por causa da chuva e da trovoada, já que o alerta tem estado ativo nos últimos dias.

Já a ilha da Madeira e Porto Santo estão sob aviso amarelo, mas devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima para a época, com o IPMA a referir que a temperatura poderá chegar aos 27 graus celsius.

O IPMA prevê para esta quarta-feira períodos de céu muito nublado e aguaceiros, por vezes fortes, nas regiões do litoral, estendendo-se gradualmente ao interior, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O vento tenderá a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) no litoral e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e deverá registar-se uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.

Quanto às temperaturas máximas, Beja deverá chegar aos 31 graus, enquanto em Faro são previstos 25º, e em Lisboa 26º.