É tudo uma questão de humores. As mulheres passam, em média, dez dias de mau humor por ano. Problemas de dinheiro, homens que não prestam atenção e o mau tempo estão entre as principais razões para que as mulheres não andem bem-dispostas — mas o tráfego e as tecnologias também não ajudam. O estudo foi realizado pela marca Healthspan e teve por base 1.000 indivíduos de ambos os sexos.

Numa semana típica, a mulher passa cerca de cinco horas “amuada”, mas os homens que vivem debaixo do mesmo teto contestam e acrescentam mais três horas ao período de tempo indicado. Apesar disso, metade das inquiridas não tem problemas em admitir que, recorrentemente, é invadida por um mal-estar; uma em sete diz ainda que passa mais tempo num acesso de raiva do que feliz.

Colocado o problema, qual a solução? Passar tempo sozinha parece ser o “remédio” mais popular entre os elementos do sexo feminino — para isso talvez contribua o facto de 68% dos homens afastarem-se da mulher/namorada quando esta se sente em baixo (apenas uns corajosos 15% arrisca-se a dizer para “pararem”). Ir às compras, fazer exercício e estar com os filhos também é benéfico. As outras respostas, porém, podem não ser tão saudáveis: uma em cada dez prefere entregar-se ao prazer do chocolate e quase dois quintos opta por beber um copo de vinho.

A psicoterapeuta Sally Brown, citada pelo Telegraph, diz que os estados de humor são um barómetro para determinar o nosso bem-estar geral. “A pesquisa mostra que tanto homens como mulheres são suscetíveis de estar de mau humor de vez em quando, mas o que é interessante é a forma como os sexos lidam com isso”. Enquanto as mulheres ambicionam tempo para si próprias, os homens tendem a confiar (como quem diz pedir ajuda) nos parceiros para ultrapassar o mal-estar. O certo é que 23% das pessoas inquiridas referiu que os estados de humor negativos afetam a relação a dois.

A culpa também tem motivos científicos, isto porque as hormonas têm um papel importante em ambos os sexos. A médica Hilary Jones, segundo o Daily Mail, refere que os efeitos das hormonas, na vida dos homens, não deve ser subestimado, até porque dois quintos garante que os humores aumentam à medida que o tempo passa.

Mas antes de desesperar (e de ficar de mau humor), Sally Brown recorda que algumas escolhas de estilo vida, como rodear-se de pessoas felizes, podem ser um antídoto simples e eficaz para acabar com o mal-estar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR