A Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) do Centro Social de Cambra, no concelho de Vouzela, abre na quarta-feira e disponibilizará 23 quartos, uma biblioteca e uma vasta área de lazer no exterior, revelou esta segunda-feira fonte da direção.

De acordo com fonte da direção do Centro Social de Cambra, a obra teve um custo total de perto de dois milhões de euros e terá capacidade para cerca de 40 utentes.

“Trata-se de uma obra que visa suprir evidentes carências locais e regionais de equipamentos sociais de apoio institucionalizado aos cidadãos idosos” e que se impõe “pela sua funcionalidade e grande qualidade arquitetónica”, acrescenta.

A fonte evidenciou que a entrada em funcionamento da Estrutura Residencial Para Idosos é a concretização de um projeto antigo, que vinha sendo ambicionado por diretores e associados da instituição ao longo dos últimos anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Desde o início que foi considerada a necessidade da criação de uma estrutura residencial para pessoas idosas, como projeto essencial para responder às necessidades da população idosa da freguesia e do concelho, com vista à melhoria dos seus tempos finais de vida”, evidenciou.

O novo edifício é constituído por 23 quartos individuais e duplos com WC privativo e televisão, uma biblioteca, mediateca e informática, refeitório e cafetaria, salas de convívio, gabinetes médico e de enfermagem e serviços técnicos e administrativos.

Possui ainda uma “grande área coberta de conforto e lazer” e “uma vasta área de lazer no exterior”, tendo ao serviço dos utentes “uma equipa profissional qualificada e habilitada para cuidar e garantir o bem-estar”.

O Centro Social de Cambra é uma instituição particular de solidariedade social, não lucrativa, que iniciou o seu funcionamento em julho de 1999.

Atualmente, tem em funcionamento uma creche com acordo de cooperação para 24 utentes, centro de dia com acordo de cooperação para 10 utentes, e apoio domiciliário, também com acordo de cooperação para 35 utentes.