459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

CPCJ

Contra-Corrente

Quantas Jéssicas terão de morrer para isto mudar?

Inquietamo-nos agora com a história da Jéssica, como nos inquietámos antes com a morte da Valentina, mas os anos passam e o que devia mudar no sistema de protecção de memores não muda, talvez piore.
Rádio Observador

Como proteger as crianças? Ligue 910024185

A morte de Jéssica, menina de 3 anos que vivia em Setúbal, volta a inquietar o país. Como travar a violência contra crianças? Ligue 910024185 e participe em direto no Contra-Corrente.
Crime

Com um ano, Jéssica foi sinalizada. O que falhou?

Desde cedo que a menina corria perigo. CPCJ quis aplicar uma medida para a proteger, mas pais não consentiram. Caso seguiu para tribunal, onde foi arquivado. Nove respostas sobre o processo.
Semáforo Político

Crime Setúbal. "Estado pode ser responsabilizado"

Isto se for provado que as instituições tinham conhecimento de que a criança era mal tratada e não agiram. Advogado de família e menores Nuno Cardoso Ribeiro analisa os desenvolvimentos do caso.
Noticiário

12h. Setúbal. Tensão no funeral de criança

Cerimónias decorreram esta manhã e a PSP teve de ser chamada ao local. Ainda neste jornal, a embaixadora ucraniana em Portugal está satisfeita com atribuição do estatuto de candidato à UE à Ucrânia.
E o vencedor é...

Marcelo continua a má anedota de Graça Freitas

O PR estragou os planos a quem queria muito adoecer e comer bacalhau à Brás em agosto. E a miséria moral de um caso que levou à morte de mais uma criança. Até quando nos vamos agarrar às desculpas?
Noticiário

19h. MP arquivou processo sobre criança de Setúbal

É o que diz à Rádio Observador fonte da CPCJ de Setúbal, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Em comunicado, confirma que a criança de três anos não estava sinalizada.
Semáforo Político

Caso Setúbal: "Somos todos responsáveis!"

Manuel Coutinho, coordenador do SOS Criança e Secretário-Geral da IAC, apela à denúncia, aponta o dedo à sociedade e não deixa o Governo de parte: "Há falhas no sistema, faltam técnicos". 
Noticiário

17h. Caso criança Setúbal. Marcelo quer ilações

Marcelo Rebelo de Sousa pede uma reflexão quanto aos valores da sociedade e ao acompanhamento de crianças que é feito pelas instituições. Classifica o caso de chocante, tal como o Governo.
Noticiário

15h. Governo. Caso de criança morta "choca todos"

A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, diz que é preciso identificar as falhas no sistema. Ainda neste jornal, a EDP vai investir cerca de 1.500 milhões de euros em energia eólica no mar.
Noticiário

7h. Adoções de crianças em mínimos históricos

Dados são do Relatório Anual do Conselho Nacional para a Adopção. Hoje há chamada para a vacinação dos maiores de 50 anos que levaram a primeira dose da Janssen. E ainda Rio e Jerónimo sobre Cabrita.
Noticiário

8h. Escola. Falta de máscara bane alunos

Mãe alega que sofrem de doença respiratória e apresentaram atestado médico. Diretor deu ordem para não entrarem na escola. Estão há semanas em casa. A abrir este jornal, entrevista a Nuno Melo.
Coronavírus

Dez infetados em surto na Casa da Criança de Tires

Oito crianças e dois voluntários (ou pessoas relacionadas com a instituição) estão infetados com SARS-CoV-2. Nenhum dos funcionários está infetado e podem continuar a trabalhar.
Fact Check

Foi a CPCJ que reteve Noah?

Publicação sugere que Noah ficou retido até a mãe assinar um consentimento para a intervenção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Mas a criança esteve internada porque ficou desidratada.
Violência Doméstica

CPCJ. Mais 816 casos de violência doméstica 

Relatório anual da CPCJ dá conta de aumento das situações de violência doméstica a que crianças foram sujeitas em 2020. Foram abertos 3.877 processos — mais 816 do que em 2019.
Resposta Pronta

Caso de bullying acaba mal. "Tem de haver limites"

Caso de bullying no Seixal já foi remetido à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e ao Tribunal de Família e Menores, garante Hugo Guinote, coordenador do Policiamento de Proximidade da PSP.
Noticiário

9h. Bullying. Jovem atropelado, PSP reporta

O vídeo tornou-se viral e mostra vários adolescentes a tentarem humilhar este rapaz. Uma das jovens chega mesmo a agredi-lo e corre atrás dele. É nesse momento da fuga que acaba atropelado.
Bullying

Bullying. Jovem foi atropelado ao fugir de colegas

Jovem foi atropelado na quinta-feira passada após fugir de um grupo de colegas da mesma escola. Escola no Seixal nega ter conhecimento de problemas entre alunos. Ministério Público abriu inquérito.
Explicador

Estado obriga crianças a conviver com ofensores

Há falhas de intervenção nestes processos, diz o advogado Fernando Silva. O psicólogo Eduardo Sá defende que é errado devolver crianças pouco tempo depois e dá exemplos difíceis de ouvir.
Noticiário

10h. Crianças sinalizadas. Tribunais também falham

Para além do medo da denúncia, há outro tipo de falta de intervenção. Processos não têm o tratamento devido nos tribunais. Neste jornal, ainda Cavaco Silva que não vai à sessão do 25 de Abril na AR.
Crime

Homicídio. Suspeitos sem vaga em centro educativo

Os dois suspeitos de 16 e 17 anos foram devolvidos à liberdade para o centro de acolhimento onde viviam. Por razões de segurança, direção mandou para casa restantes 16 jovens que ali estavam acolhidos.
Resposta Pronta

“Crianças são menos infetadas, mas mais afetadas"

O isolamento também afeta crianças. "Comunicar uma situação de perigo é um ato de amor pela criança", diz presidente da CNPDPCJ. Protegê-las "compete a todos". Em caso de perigo, ligue 96 123 11 11.
PS

Cidadania. PS questiona intervenção da CPCJ

Deputados socialistas pedem esclarecimentos sobre a atuação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens no caso do pai que impediu os filhos de frequentarem a disciplina de Educação para a Cidadania.
CPCJ

Relatório. Quase 70 mil crianças em perigo em 2019

Em 2019 foram acompanhados 68.962 crianças e jovens pelas 310 comissões de proteção, tendo sido realizadas 14.249 medidas de promoção e proteção. Apenas 15 casos dizem respeito a acolhimento familiar.
Coronavírus

Crianças e jovens em risco mais desprotegidos

Visitas dos técnicos das CPCJ estão a ser substituídos por chamadas ou videochamadas e há instituições a devolver as crianças e jovens às famílias às quais foram retirados por ordem da Justiça.
Reportagem

Bebés abandonados com dias de vida. Como C.

Abandonado pouco depois de nascer, com problemas graves de saúde, C. viveu no hospital até fazer um ano. Casos como o dele são cada vez mais raros, mas em 2018 o número de bebés abandonados aumentou.
Crime

Bebé encontrado no lixo deve ter alta em breve

Hospital confirma que bebé está saudável e que deve ter alta clínica dentro de um ou dois dias. Está a antibióticos, mas medida é preventiva. Trabalho mais complexo foi "dar-lhe um banho".
Sociedade

Crianças e jovens em acolhimento: lei deverá mudar

A proposta legislativa impõe mais obrigações legais às instituições de acolhimento de crianças e jovens institucionalizados, impondo-lhes também deveres que poderão passar a estar na lei.
Amadora

Amadora. PSP e Segurança Social desmentem PGR

PGR tinha dito que recorreu à PSP e à Segurança Social para encontrar as gémeas que viviam com os pais numa garagem na Amadora. Entidades dizem que não receberam qualquer pedido do Ministério Público.
CPCJ

O que falhou no caso das gémeas da Amadora?

MP e CPCJ dizem que não intervieram porque não conseguiram localizar os pais, depois de a casa onde viviam ter sido demolida. Mas a família só se mudou para o outro lado da rua — e muitos sabiam.
Combustível

O mundo ao contrário

Se o seu depósito é mais importante do que aquilo que os pais deste bebé sentiram quando lhes disseram que o filho deles morreu instantes depois do nascimento, é porque tem o mundo ao contrário.
Segurança

Team Strada. Atitude de youtuber "não é normal"

Especialista em segurança online considera que os comportamentos do manager de 36 anos com os adolescentes youtubers são preocupantes e afirmam ainda: "Os pais têm que ser vigilantes".
CPCJ

Menores: Suspeitas sobre youtuber seguem para o MP

Vídeos causaram polémica no Twitter, com críticas à proximidade física entre o responsável do "Team Strada" e adolescentes youtubers. "Podem consubstanciar perigo", diz Comissão de Proteção de Menores
CPCJ

CPCJ protege criança que ingeriu estupefacientes

A CPCJ de Vila Nova de Gaia avançou com um processo de promoção e proteção numa fase em que a Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias em que se deu a intoxicação do menor.
ERC

ERC recebe queixas sobre programa de Ana Leal

A ERC e a Comissão da Carteira de Jornalista receberam cerca de 600 queixas contra reportagem de Ana Leal sobre terapias de reorientação sexual praticadas por psicólogos da Igreja Católica.
Atualidade

Vídeo. Homem enfrenta touro com criança ao colo

As imagens polémicas nos Açores estão a circular pelas redes sociais. Um homem foi filmado a desafiar um touro com uma criança nos braços. O momento foi denunciado às autoridades. Veja o vídeo.
Ministério Público

SuperNanny: intervenção legal em avaliação

A Procuradoria Geral da República afirmou que o Ministério Público está a acompanhar a atividade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, no que respeita ao episódio de 'SuperNanny' já emitido.
Atualidade

SuperNanny não criou polémica só em Portugal

O controverso reality show que estreou, este domingo, já criou debate em vários países. Alemanha, Brasil e EUA foram alguns dos países que questionaram a exibição do programa. Veja o vídeo.
SIC

SuperNanny. Pais de criança ouvidos pela CPCJ

A CPCJ de Loures vai ouvir, ainda esta segunda-feira, os pais da criança no centro da polémica do programa da SIC. "Não estou no programa como psicóloga", diz Teresa Paula Marques.
Sociedade

Congolesa dá à luz no Porto e é separada da filha

La Joie fugiu do Congo por perseguição política e viajava rumo à Bélgica, mas ficou retida em Portugal por ter um visto falso. Cá deu à luz, mas a bebé foi-lhe retirada por suspeita de tráfico.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.