Uma tempestade de neve e avalanches nos Himalaias mataram pelo menos 20 pessoas e deixaram 100 desaparecidas, conta o australiano ABC. As autoridades informaram que os praticantes da modalidade trekking — caminhadas por zonas rústicas ou montanhosas — estavam incontactáveis devido às más ligações na região e que o número de vítimas pode subir em dezenas. O tempo severo foi potenciado pelo ciclone Hudhud, que teve lugar na Índia. Um grupo de trekkers e guias acabariam por sofrer as consequências no Annapurna — morreram um nepalês, dois polacos e um israelita. As autoridades continuam a tentar contactar as 100 pessoas que estão desaparecidas.

A polícia informou que oito nepaleses morreram perto de Mustang, uma área a 150 quilómetros de Katmandu, capital do Nepal. Mas nem tudo foram más notícias. Baburam Bhandari, o governador de Mustang, disse que 14 pessoas foram resgatadas quando o tempo melhorou. “Resgatámos cinco alemães, cinco polacos e quatro israelitas, que estavam presos na neve na manhã de quarta-feira”, informou Bhandari. E continuou: “A rede de telefone não é muito boa, por isso não temos possibilidade de contactar os que estão desaparecidos, mas esperamos encontrá-los hoje [quinta-feira]”.

Em Manang, a sul de Annapurna, quatro canadianos e um indiano foram mortos por uma avalanche. “O piloto do helicóptero de salvamento encontrou os corpos na neve”, informou Devendra Lamichhane, um funcionário público da região. “Mas não é possível recuperar os corpos porque está a nevar fortemente naquela área agora.” Também três pastores foram mortos por uma outra avalanche em Manang. Mas as más notícias não ficam por aqui. Dois eslovacos e os três guias estão desaparecidos depois de uma avalanche perto de Dhaulagiri, o oitavo pico mais alto do mundo.

Segundo o Guardian, outubro é o mês mais popular para praticar trekking no Nepal, onde milhares de estrangeiros se aventuram pelas montanhas dos Himalaias. Uma avalanche em abril, no Monte Evereste, matou 16 guias nepaleses, naquele que se tornou no episódio mais mortífero na famosa montanha. Especialistas no clima sugerem que o aquecimento global contribuiu para as avalanches nos Himalaias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR