O Presidente russo, Vladimir Putin, elogiou hoje o “ambiente construtivo” na Cimeira do G20, em Brisbane, na Austrália, apesar da pressão que lhe foi imposta por líderes ocidentais por causa da crise na Ucrânia.

“De facto, alguns dos nossos pontos de vista não coincidem, mas as discussões foram completas, construtivas e muito úteis”, disse Putin numa conferência de imprensa transmitida pela televisão russa.

O presidente russo, agradeceu especialmente ao primeiro-ministro australiano e anfitrião do evento, Tony Abbott.

Os Estados Unidos, a Austrália e o Japão exortaram hoje a Rússia a parar de se intrometer na Ucrânia e pediram justiça para as vítimas do avião da Malaysia Arlines alegadamente abatido por rebeldes pró-Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após conversações, os três países disseram estar unidos “na oposição à suposta anexação da Crimeia pela Rússia e as duas ações para desestabilizar a Ucrânia, e em pedir justiça para os responsáveis pelo abate do voo MH17”.

A declaração conjunta foi tornada pública num comunicado, escrito depois de conversações que envolveram o presidente norte-americano Barack Obama e os primeiros-ministros Tony Abbott e Shinzo Abe, australiano e japonês respetivamente, à margem de uma cimeira do G20 na Austrália.

A grande tensão entre a Rússia e os países do Ocidente devido à situação ucraniana relegou hoje para segundo plano os temas do clima e do Ébola, que deviam marcar o primeiro dia da cimeira.