O setor turístico algarvio registou um recorde de dormidas em 2014, somando nos primeiros 10 meses mais 760 mil dormidas do que em todo o ano passado, anunciou a Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA). Citando dados da atividade turística divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Turismo do Algarve congratulou-se por a região ter conseguido um “reforço dos resultados positivos” em 2014, alcançando de janeiro a outubro um total de 15,5 milhões de dormidas.

“De janeiro a outubro, as unidades de alojamento da região atingiram 15,5 milhões de dormidas, um valor 11,2% acima do período homólogo. Nos 10 primeiros meses do ano, o Algarve já regista cerca de 760 mil dormidas a mais do que no global do ano passado, que fechou com um total de 14,7 milhões de pernoitas”, quantificou o Turismo do Algarve num comunicado.

O presidente da ERTA, Desidério Silva, observou que estes dados são “a confirmação das melhores previsões para o destino” em 2014 e provam que o Algarve “continua a ser o motor do turismo em Portugal”. O responsável máximo do Turismo do Algarve considerou que o setor vai ter assim um ano “notável a todos os níveis, quer em dormidas, quer em número de hóspedes e de receitas”.

Os dados do INE apontam para um crescimento dos proveitos totais do turismo no Algarve de 14,1%, ao obter receitas de 665 milhões de euros, registo que “também constitui novo máximo” e superou os 610 milhões de euros de todo o ano de 2013.

Para estas subidas houve, segundo o Turismo do Algarve, “um grande incentivo do mercado interno alargado de Portugal e Espanha”. “Entre os principais mercados emissores, destacam-se os crescimentos homólogos do Reino Unido (+8,8%, para cinco milhões de dormidas), Alemanha (+5,5%, para 1,47 milhões) e Espanha (+26,8%, para 836 mil)”, contabilizou a ERTA.

Nos estabelecimentos hoteleiros verificou-se ainda “uma subida de 15% face ao período homólogo de 2013” no número de hóspedes, que foi de 3,3 milhões, quando o ano passado terminou com um total de 3,1 milhões, acrescentou o Turismo do Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR