A polícia venezuelana anunciou nesta quinta-feira a detenção no aeroporto de Maiquetía de um homem que pretendia viajar para Lisboa com 6,41 quilos de cocaína na sua posse. A detenção do cidadão venezuelano, de 26 anos, ocorreu, segundo o Comando Anti-drogas da Guarda Nacional (CAGN, polícia militar), no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, ao final da tarde de quarta-feira (noite em Lisboa), quando se preparava para embarcar num voo da TAP.

“Ao passar pela máquina de raios-X detetaram-se algumas sombras suspeitas dentro da mala. No seu interior localizámos um compartimento secreto com 6,410 quilogramas de alegada cocaína”, disse o general de divisão Richard López, chefe do CAGN. De momento não foi possível conhecer a identidade do detido, nem se teria dupla nacionalidade (venezuelana e portuguesa), confirmando-se no entanto que se encontra às ordens do Ministério Público, aguardando ser ouvido por um juiz.

Por outro lado, também à ordem do Ministério Público, estão dois jovens, de 21 anos cada, e uma rapariga, de 20 anos, detidos também quarta-feira no mesmo aeroporto, quando se preparavam para embarcar num avião da Air France, com seis malas que continham 7,3 quilogramas de cocaína em “compartimentos secretos nas asas de transporte”.

“O Ministério Público foi notificado de todos os casos, para continuar com as investigações”, disse aquele responsável, sublinhando que as autoridades venezuelanas estão a “reforçar o combate ao tráfico de droga a nível nacional” na Venezuela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR