O Presidente francês elogiou este fim de semana o Banco Central Europeu (BCE) por este ter “atingido o seu objetivo” de ter uma inflação próxima de 0% na zona euro. Na realidade, o objetivo do BCE é de uma inflação de 2% e é precisamente pelo facto de a taxa de subida dos preços estar perto de 0% que o banco central está sobre pressão cada vez maior para anunciar novos estímulos monetários, designadamente um programa de compra de dívida pública. Algo que irá ser anunciado pelo BCE na próxima quinta-feira, anunciou François Hollande, numa declaração que está a causar polémica já que o Conselho de Governadores do BCE só daqui a três dias irá reunir-se para tomar uma decisão sobre esta matéria.

Num discurso perante uma plateia de diplomatas franceses em Paris, na sexta-feira, François Hollande congratulou-se pelo facto de “o crescimento ser, também [além do governo francês], uma prioridade para o BCE”. “No que diz respeito à inflação, o BCE já atingiu o seu objetivo, já que é de quase zero, hoje, na Europa. Quero congratular [o BCE] pela sua atuação“, afirmou o Presidente francês, citado pela Bloomberg.

É, precisamente, pelo facto de a taxa de inflação estar cada vez mais longe do objetivo de uma taxa “perto, mas abaixo, de 2% no médio prazo”, que se acredita que o BCE irá na próxima quinta-feira anunciar um programa inédito de estímulos monetários à economia da zona euro. Um programa sobre o qual o Observador se debruçou neste Explicador.

Se as últimas notícias indiciam que o Conselho de Governadores do BCE irá, mesmo, chegar a um acordo sobre este programa, François Hollande não têm dúvidas de que se trata de um dado adquirido. Num discurso em Paris, já esta segunda-feira, Hollande disse que “na quinta-feira o BCE vai tomar a decisão de comprar dívida soberana, que irá injetar uma quantidade significativa de liquidez na economia europeia e criar um movimento que será favorável para o crescimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR