O presidente do BPI afirmou esta sexta-feira que a queda do preço do petróleo vai contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto já em 2015, no máximo em 1 ponto percentual acima da previsão do Governo.

Fernando Ulrich, que falava no almoço/conferência do American Club em Lisboa, disse que se se mantiver “o preço do petróleo aos atuais níveis [40 dólares/barril], este poderá ter um impacto entre 0,5 e 1 ponto percentual no PIB em relação à previsão de 1,5% do Governo. Ou seja, “poderemos ter uma evolução económica mais favorável devido ao contributo positivo do petróleo, com um crescimento do PIB por volta dos 2,5%”.

O presidente do BPI, que fez uma intervenção onde tocou vários assuntos nacionais e internacionais, acrescentou ainda que não o preocupa a situação grega, mas mais a tensão entre a Rússia e a Ucrânia ou a possibilidade de o Reino Unido sair da União Europeia. Acrescentou ainda, que em termos europeus, “Portugal fez o trabalho de casa muito bem” e que “está imune à situação da Grécia”.

Fernando Ulrich observou que “todos os indicadores mostram que Portugal está diferente” e que em 2015 vai ter um défice abaixo dos 3% do PIB, sendo o “selo que falta para Portugal ficar completamente imune ao que se passa na Grécia”. Referiu ainda que se vai estabelecer uma solução entre o governo grego e a União Europeia: “Não estou a ver os responsáveis esticarem até um ponto em que o sofrimento da população grega seja maior do que foi até agora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR