Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira a cair em todos os prazos em relação a terça-feira.

Hoje, cerca das 08h55 em Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dez anos estavam a descer para 2,553%, depois de terem terminado a 2,580% na terça-feira e de terem descido até ao mínimo de sempre, de 2,374%, a 26 de janeiro.

A cinco anos, os juros também estavam a cair, para 1,560%, contra 1,570% na terça-feira e o mínimo de sempre, de 1,257%, a 02 de janeiro passado.

No mesmo sentido, os juros a dois anos estavam a descer para 0,300%, contra 0,332% na terça-feira e o mínimo de sempre, de 0,287%, verificado a 22 de janeiro passado.

Na terça-feira, o Governo português confirmou que já enviou aos credores internacionais o plano de reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo o qual prevê devolver 14 mil milhões de euros ao longo de dois anos e meio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 17 de maio de 2014, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar.

O programa de ajustamento solicitado por Portugal à ‘troika’ (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam a cair a cinco e a dez anos, enquanto os de Itália estavam a subir a dois anos e a descer a cinco e a dez anos e os de Espanha estavam a descer em todos os prazos.

Os juros da Grécia também estavam esta quarta-feira a subir a cinco e a dez anos para valores acima dos 16% e dos 10%, respetivamente.