Remover uma tatuagem pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O tratamento a laser, para além de dispendioso, é doloroso e pode não ser completamente eficaz. Mas um investigador canadiano pode ter encontrado a solução para o problema.

Alex Falkenham, um patologista da Universidade de Dalhousie, está a trabalhar num creme inovador para remover tatuagens. Ao contrário do laser, o creme ataca apenas as células que têm tinta, o que permite minimizar a inflamação provocada pelo tratamento, refere o canal de televisão canadiano CBC.

Ao canal, o investigador explicou que o creme não ataca “nenhuma das células normais da pele” e que, por isso, “não se verá muita inflamação”. Ao contrário do laser, que pode provocar cicatrizes e queimaduras, o novo tratamento será muito mais suave para a pele. Isso deve-se ao facto de atacar apenas os macrófagos, células do sistema imunitário que absorveram a tinta quando a tatuagem foi feita. “Com base no processo que estamos a usar, penso que não haverá qualquer inflamação e que funcionará até como anti-inflamatório”, acrescentou o investigador.

O creme está a ser atualmente testado em porcos tatuados e ainda não foi experimentado em humanos. Por causa disso, Falkenham não consegue ainda dizer quanto tempo demorará a remover completamente uma tatuagem, mas já existe uma estimativa do preço. De acordo com o investigador, o tratamento irá custar quatro cêntimos (canadianos) por centímetro quadrado. Isto significa que uma sessão de tratamento numa área de dez centímetros quadrados irá custar aproximadamente 4,50 dólares canadianos (3,2 euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR