Se estiver incluído no grupo de pessoas que desesperam perante a fraca capacidade da bateria do seu telemóvel, este produto é para si. E a solução esteve sempre ao seu lado. O engenho foi exposto na Digital Trends.

O MyFC JAQ é um produto sueco que produz energia capaz de carregar vários engenhos eletrónicos. A carteira com design moderno tem o tamanho de um bolso. No seu interior, coloca-se uma célula de plástico preenchida com água e sal, cuja reação química vai produzir energia.

Cada célula vai gerar a energia suficiente para o carregamento de um iPhone 6: basta conectar o dispositivo à placa de plástico através de um cabo USB e o engenho continua operacional.

Esta alimentação exige que se inicie o carregamento uma a duas horas antes de a bateria terminar. Ainda assim, o CEO Bjorn Westerholm, acredita que a JAQ criou “a mais poderosa célula de combustível que é realmente portátil”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As células são produzidas em plástico reciclado e com uma baixa quantidade de metal. Ao contrário das células de hidrogénio, o MyFC JAQ não tem substâncias inflamáveis e não necessita de reabastecimento.

O tempo de vida médio do carregador está entre um a dois anos. O próximo passo da empresa é elaborar um esquema em que as pessoas possam entregar as células antigas quando adquirem novas. É que, apesar da leveza e da dimensão do objeto, ele tem cinco vezes mais densidade energética que a gasolina.

E a origem do nome? “JAQ”  refere-se ao facto de não ser preciso uma tomada para carregar o dispositivo. A bolsa existe em três cores e a célula está produzida em cinco. O carregador vem mesmo a tempo de evoluir ao mesmo tempo que a utilização dos smartphones aumenta.

MyFC JAQ ainda não está nas lojas, mas conta em breve chegar às vendas online. O preço do pack, que inclui o JAQ, cinco células de abastecimento e o cabo USB, rondará os 68 euros. Depois, cada célula terá o preço de 91 cêntimos.