Os preços da produção industrial baixaram em média 2,8% na zona euro em fevereiro, face ao mesmo mês de 2014, enquanto em Portugal caíram 3,4%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Portugal mantém, assim, a tendência de queda no índice de preços da produção industrial que já vem acontecendo nos últimos meses, ainda que agora ligeiramente menos acentuada. Em janeiro, a queda tinha sido de 4,1% e em dezembro de 3,5%.

Já na variação em cadeia, comparando fevereiro com janeiro, a tendência dos últimos meses foi quebrada e os preços da produção industrial avançaram 0,8% em Portugal.

Quanto a dados mais gerais, segundo o gabinete de informação estatística da União Europeia (UE), os preços da produção industrial avançaram 0,5% na zona euro em fevereiro face a janeiro e 0,6% nos 28 países da União Europeia (UE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em janeiro, os preços tinham caído 1,1% na zona euro e 1,3% no total da UE.

Já na comparação homóloga, as variações são negativas em ambos os espaços económicos: 2,8% entre os 19 países que partilham o euro e 3,4% nos 28 Estados-membros.

Neste caso, os preços da indústria diminuíram em fevereiro em quase todos os países, com destaque para Lituânia (-9,2%), Holanda (-8,3%), Reino Unido (-8,2%), Bélgica (-6,8%), Irlanda (-6,0%) e Dinamarca (-5,8%). As exceções são o ligeiro aumento de 0,7% no Luxemburgo e a estabilização de preços da Letónia.

Por sua vez, na comparação mensal, destaque para os aumentos dos preços na Grécia (+3,5%), Holanda (+2,3%) e Dinamarca (+1,7%) e os recuos de Eslováquia (-2,2%), Estónia (-1,8%) e Irlanda (-0,8%).