O presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, sublinhou hoje os “esforços de Portugal” para baixar a dívida pública, que a seu ver permitiram alcançar o nível mais baixo desde 2009, classificando-os como “um contributo importante” para a zona euro.

“No caso de Portugal em particular, o nível de endividamento desceu 14 pontos percentuais face a 2022, superando em mais de quatro pontos percentuais a previsão oficial do Governo. Este é o nível mais baixo da dívida portuguesa desde 2009 e um testemunho dos esforços de Portugal para conseguir uma trajetória sustentável de redução da dívida/PIB”, escreveu Paschal Donohoe, numa opinião partilhada na rede social LinkedIn.

“Trata-se de uma evolução excecional para as finanças nacionais de Portugal e de um contributo importante para a resiliência contínua da zona euro“, acrescentou o líder do grupo informal da moeda única.

Referindo-se aos dados mais recentes sobre a economia da zona euro, Paschal Donohoe apontou que, do ponto de vista orçamental, “os Estados-membros continuam a reduzir o endividamento, em consonância com as orientações do Eurogrupo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dívida pública recua para 89,9% na zona euro, Portugal com 2.ª maior baixa

“Vários países da área do euro também viram as suas notações de risco soberano melhoradas, com uma redução notável do endividamento em Portugal, Chipre e Grécia”, adiantou, pedindo que os Estados-membros da moeda única continuem a “prosseguir a trajetória de ajustamento […], com vista a reconstituir as reservas orçamentais e a não agravar as pressões inflacionistas”.

Já esta quinta-feira, o comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, deu os “parabéns” a Portugal pelo “feito impressionante” da redução da dívida pública nacional, em 2023, para um valor abaixo 100% do PIB.

“Parabéns, Portugal”, escreveu Gentiloni na rede social X, salientando que “uma redução de 35 pontos [percentuais] em quatro anos é um feito impressionante e um testemunho dos esforços desenvolvidos, desde a crise financeira para construir uma economia mais sustentável, competitiva e inclusiva”.

O rácio da dívida pública caiu abaixo dos 100% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, fixando-se em 98,7%, o valor mais baixo desde 2009, segundo os dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

O peso da dívida pública no PIB reduziu-se 13,7 pontos percentuais (pp.) face aos 112,4% registados em 2022, ficando abaixo dos 103% oficialmente previstos pelo Governo e atingindo um ano antes o rácio projetado para 2024 (98,9%). Este é também o rácio mais baixo desde 2009, quando se fixou em 87,8%.

Dívida pública nacional ficou abaixo de 100% do PIB em 2023, confirma o Banco de Portugal

Entre os Estados-membros da União Europeia, Portugal tinha já passado, no segundo trimestre de 2023, da terceira para a quinta maior dívida pública, tendo apresentado, no terceiro trimestre de 2023, a sexta maior.

Numa entrevista à Lusa em dezembro passado, Paschal Donohoe disse afastar um cenário de recessão em Portugal pela “boa forma” das finanças públicas portuguesas, considerando que a economia do país está “muito bem posicionada” para enfrentar um crescimento mais baixo após “progressos notáveis”.