Ricardo Salgado foi ouvido esta quinta-feira na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários por causa do Banco Privée, durante várias oito horas. O ex-presidente do BES foi questionado pelo regulador financeiro suíço no âmbito de uma investigação ao banco do Grupo Espírito Santo na Suíça, numa inquirição que já terminou.

Em comunicado, o advogado de Ricardo Salgado, Francisco Proença de Carvalho confirma. O “Dr. Ricardo Salgado, na qualidade de ex-administrador não executivo do Banque Privee Espírito Santo, deslocou-se à CMVM a fim de colaborar, voluntariamente, com a entidade de regulação suíça (FINMA) no que se refere ao apuramento de factos relacionados com o BPES.”

O regulador suíço deverá ainda ouvir os restantes responsáveis executivos e não executivos do BPES. A CMVM não confirma esta diligência, mas o Observador sabe que é regra ao nível da cooperação entre os reguladores internacionais o apoio logístico e operacional a estes processos. 

A autoridade suíça de vigilância dos mercados financeiros (FINMA) revelou em setembro do ano passado que abriu um processo de investigação contra o BPES “no final de agosto de 2014. O foco da investigação é a distribuição de títulos e de produtos financeiros do Grupo Espírito Santo” (GES). Será por isto que Ricardo Salgado terá sido chamado para ser ouvido na CMVM.

Além desta investigação, no início deste ano, um cliente do banco apresentou queixa contra quatro ex-administradores. De acordo com o Económico, a queixa é contra Ricardo Salgado, José Manuel Espírito Santo Silva, Manuel Espírito Santo Silva e António Ricciardi. A audição pela FINMA pode no entanto, não esta relacionada com este caso, mas com a investigação sobre o banco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR