A Agência Federal para a Segurança Alimentar belga desmantelou uma rede ilegal de tráfico de cães da raça Chihuahua em Charleroi, no final de março. A notícia está a ser avançada pela Belga, uma agência de notícias da Bélgica.

Segundo o The Brussels Times, os contrabandistas importavam os animais de Praga através da Internet e estes eram entregues diretamente aos compradores, normalmente à noite. Esta rede chegou a importar 20 cães Chihuahua de uma vez, que eram entregues em simultâneo. As normas legais não eram respeitadas e, desta forma, a saúde dos cães era posta em risco.

As autoridades temem que estas redes continuem a proliferar, uma vez que certas raças — como a Chihuahua — tornaram-se tendências da moda e são alvo de criação industrial. As cadelas progenitoras dos animais acabam mesmo por ser consideradas meras matérias-primas nessa indústria e mantidas em condições degradantes.

Os especialistas alertam também para a existência de mais redes do género. Os animais são trazidos até à Bélgica de forma ilegal, registados no país e vendidos ao público.

A lei belga relacionada com a importação de cães foi alterada em 2015. Determina que os animais tenham mais de três meses de idade, além de terem que ser vacinados há, pelo menos, duas semanas antes de entrarem no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR