O prestigiado ranking de ensino superior Quacquarelli Symonds World University Ranking by Subject considerou a Universidade do Porto uma das 100 melhores universidades do mundo na área da Engenharia Civil e de Estruturas.

Na elaboração deste ranking foram consideradas mais de 3000 universidades e 10.000 cursos de todo o mundo. Cada área de ensino foi avaliada usando três indicadores de qualidade: reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica.

Para além de ter sido considerada uma das melhores na área da Engenharia Civil, o ranking classificou a Universidade do Porto como uma das 350 melhores do mundo em 13 das 36 áreas de ensino e investigação analisadas por este ranking: está no top 200 em Engenharia Química, Engenharia Eletrotécnica, Agricultura e Silvicultura, Farmácia e Farmacologia e Ciências Ambientais; e entre as 200 e as 350 melhores do mundo na área das Línguas Modernas, Ciências de Computadores, Engenharia Mecânica, Ciências Biológicas, Medicina, Química e Matemática.

Os resultados apresentados neste ranking representam uma melhoria significativa da Universidade do Porto em relação ao ano anterior. Melhorou a sua classificação em 10 áreas, visto que em 2014 foi considerada no top 350 em apenas sete áreas de ensino analisadas.

Também outras cinco universidades portuguesas foram consideradas no ranking deste ano. A Universidade NOVA de Lisboa foi considerada a 312º melhor do mundo, a Universidade de Coimbra está no lugar 351º, a Universidade de Lisboa está em 501º e a Universidade Católica Portuguesa em 601º.

Ranking mundial Times Higher Education 100 Under 50

Num ranking diferente – Times Higher Education 100 Under 50 -, que pretende chamar a atenção para as cem instituições que conseguiram um nível de excelência num curto espaço de tempo (em menos de 50 anos) também se encontram três universidades portuguesas: Universidade do Minho (64º lugar), Universidade de Aveiro (69º) e Universidade Nova de Lisboa (89º).

Este ranking, criado em 2012, “utiliza os mesmos 13 indicadores do ranking mundial da Times Higher Education, um dos mais prestigiados rankings internacionais, recalibrados para o perfil de instituições mais jovens”, refere o comunicado de imprensa da Universidade do Minho.

Texto atualizado às 22h00, com ranking Times Higher Education 100 Under 50