Reza a lenda que em 1415, quando as tropas sob comando do Infante Dom Henrique partiram do Porto rumo a Ceuta, numa expedição organizada a mando do seu pai, o rei D.João I, as gentes da cidade, que nutriam particular afeição pelo Infante, natural da Invicta, decidiram oferecer toda a carne que tinham à frota de navios, para que servisse de mantimentos. Tendo-lhes sobrado apenas as miudezas e as tripas das vacas e vitelas, veio ao de cima uma precoce prova do desenrascanço nacional — à falta de carne, os portuenses usaram as ditas tripas e outras partes menos nobres dos animais para se alimentarem. O resto já se sabe. A cidade adotou, mais tarde, a receita das Tripas à Moda do Porto, a sua população ficou com a alcunha que se conhece e hoje, 600 anos depois, as tripas são, a par da francesinha, o maior ícone gastronómico do Porto.

tripas ilust

Uma ilustração da história acima relatada da revista “O Tripeiro”, de 1909.

É tudo isto que se celebra no próximo dia 14 de maio, quinta-feira. Antes do almoço, o ponto alto da festa, o enquadramento histórico vai ser feito a partir das 11h no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto pelo arqueólogo e historiador Joel Cleto, autor de uma lista considerável de obras dedicadas à cidade. De seguida, e ainda para abrir o apetite, o Prof. Doutor Vitor Hugo Teixeira, nutricionista e docente na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto vai falar sobre o valor nutricional e o significado das tripas na alimentação nacional. Depois…bom, depois o melhor é preparar-se para um verdadeiro festim tripeiro.

Na Praça Gomes Teixeira (vulgo Leões), marcarão presença dez restaurantes da cidade, todos eles associados da Confraria das Tripas, que alimentarão quem lá for em troca de um donativo à escolha para uma obra de solidariedade social. Eis a lista dos presentes (a que acrescem os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto):

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

LíderO GavetoCaetanoAzeite e AlhoCufraRogério do RedondoPorto Palácio HotelYour PalacePombeiroA Cozinha do Manel

tripas31

Para 600 anos, as tripas estão bem conservadas. (foto: DR)

À tarde, para fazer a digestão, estão pensadas visitas à Sala da Assembleia dos Paços do Concelho, a partir das 14h30, um passeio entre a Câmara Municipal do Porto e a Casa do Infante (15h00), uma visita a esse mesmo edifício com uma apresentação sobre as tradições gastronómicas do Porto, entre outros momentos. As celebrações terminam às 17h30 com uma visita ao World of Discoveries, o Museu dos Descobrimentos. E é isto: bom apetite e parabens às tripas.