Mais de um mês depois do anúncio da coligação PSD-CDS para as eleições legislativas, os dois partidos andam a fazer testes sobre qual a melhor designação para este casamento. Uma coisa é certa; não querem repetir as denominações Aliança Democrática ou Coligação Democrática, já usadas no passado. Os nomes estão a ser testados com focus group, soube o Observador, e o escolhido vai ser anunciado em conjunto por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

Na mesma altura, deverão ser anunciadas as bases programáticas da coligação que os dois partidos querem anunciar ainda antes da apresentação do programa do PSD – que terá lugar na convenção de dias 5 e 6 de junho. Na última iniciativa da coligação, esta semana, os representantes dos dois partidos apareceram com o slogan “Portugal no caminho certo”.

Segundo explicou na altura o porta-voz do PSD, Marco António Costa, o programa eleitoral vai basear-se no Programa de Estabilidade que o Governo apresentou em abril. A este documento vão juntar-se os contributos que um grupo de economistas já entregou ao PSD. Trata-se de um documento elaborado por pessoas como Pedro Reis, ex-presidente da AICEP, Pedro Portugal, quadro do Banco de Portugal, João Moreira Rato, ex-presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, ou Jorge Bravo, especialista em Segurança Social, entre outros.

De qualquer forma, esse trabalho terá que ser coordenado com o parceiro de coligação, o CDS. Do lado deste partido, o programa e a campanha estão a ser coordenados por Mota Soares, Assunção Cristas e Cecília Meireles e do lado do PSD por Marco António Costa e José Matos Correia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR