Norte

Fazemos uma interrupção na dieta de verão para sugerir o Festival Gastronómico Sabores Serranos, que acontece em Valença este sábado e domingo. Ali bem perto da fronteira com Espanha promovem-se os sabores nacionais, como o presunto, o vinho e a broa. Os comes e bebes vão ser animados com demonstrações culturais tradicionais, como rancho folclórico, uma queimada serrana e uma pega ao porco.

A 10ª edição do ANIMAR encerra este domingo com a exibição do filme de animação “Papel de Natal”, de José Miguel Ribeiro, às 16h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde. A sessão vai também apresentar um balanço da edição e três filmes produzidos nas escolas no âmbito deste projeto educativo. Os bilhetes custam dois euros.

Reservem no entanto, o sábado à noite para assistir ao concerto que Gregory Porter vai dar na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos. A partir das 22h00, o norte-americano vai atuar com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Parece bom demais para ser verdade, mas o concerto é gratuito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Mercado Bom Sucesso, no Porto, celebra este sábado o segundo aniversário desde que foi renovado, por isso Para dar música à noite foi convidado Mikkel Solnado. Às 11h00 da manhã, quem quiser aprender algumas dicas de cozinha saudável, a chef Mafalda Pinto Leite vai conduzir um showcooking no Mercado de Frescos, com direito a prova no final. À tarde, todas as crianças estão convidadas para um “Prato com Histórias” com a Saphir Cristal.

No Porto também há fado. É isso que quer mostrar a organização do Festival Caixa Ribeira, que se estreia esta sexta-feira e sábado na zona da Ribeira. Camané, Carminho, Gisela João, Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro e Marco Rodrigues são alguns dos nomes que vão cantar, mas os fadistas da Invicta também foram convidados a mostrar a voz. O bilhete para os dois dias custa 35 euros.

Aqui não há selfies. As cores, as poses e as roupas denunciam outro Portugal de outra época, mais concretamente do século XIX. É isso que o público vai poder ver na exposição “Tesouros da Fotografia Portuguesa do século XIX”, que inaugurou esta semana na Galeria Municipal do Porto. As imagens chegam “dos mais importantes acervos públicos e privados da história da fotografia portuguesa, colocando em diálogo os acervos fotográficos de diversas instituições públicas que têm como missão a salvaguarda do património fotográfico nacional”. A entrada é livre.

Cerejas, Fundão,

Gaspacho de cereja? Sim, existe no Fundão, onde este fim de semana decorre a Festa da Cereja. © Ana Dias Ferreira

Centro

Gosta de festas? E de cerejas? Este fim de semana pode juntar as duas no Fundão, onde decorre a grande Festa da Cereja. Como não podia deixar de ser, provas não vão faltar, com destaque para o pastel de cereja e dos bombons de cereja. Os concertos de Anafaia, The Soaked Lamb e da Tuna da Academia Sénior do Fundão a animação, as tasquinhas e o artesanato fazem o resto.

De 13 de junho a 25 de julho, há um festim ao qual vale a pena estar atento. Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo abre a sua 7ª edição com Kepa Junkera & Sorginak, mestre da trikitixa (concertina basca), num concerto que vai acontecer a Praça do Município de Águeda, no sábado, cruzando sinergias com a Festa de São Sebastião. O concerto dos bascos repete no dia seguinte, 14 de junho, em Estarreja, nas Festas da Cidade, no Parque Municipal do Antuã. Nestes concertos de abertura, Kepa Junkera surge acompanhado pelo grupo feminino Sorginak, grupo basco de percussão.

Sul

A noite de Santo António é a maior festa da cidade de Lisboa e não vão faltar marchas e arraiais populares em Alfama ou na Bica, por exemplo. Mas já não é preciso ser-se fã de sardinhas e música popular para desfrutar das festas de Santo António. Há festas alternativas, como o Arraial Mundial, o bailarico que a associação Renovar a Mouraria leva ao Beco do Rosendo, ao som das músicas do mundo. As chamuças também fazem parte da ementa, lado a lado com as sardinhas. Do outro lado do Castelo, o Santiago Alquimista deixa o afrobeat dos Makossa começar a festa. E como se espera que a dita seja grande, o arraial vai estar montado na rua, em frente ao número 19 da Rua de Santiago. Noutro bairro popular, e concorrido, a noite de Santo António é também tudo menos típica. A Sagrada Família, em Alfama, sobe a temperatura com o Santo Tropical, uma festa regada a caipirinhas, mojitos e sangria, onde as sardinhas dão lugar a sandes de cachaço, fruta fresca e pastéis com diabo dentro (pastéis de atum picantes típicos de Cabo Verde). A tratar da música estarão os DJs habituais da casa. E, claro, o regresso do Santo Vertical ao Largo do Intendente, com concertos de Branko, Buraka Som Sistema e Maga Bo. Mais festas aqui.

Os Lusíadas – Viagem Infinita” vão estar em cena na Oficina das Artes da idílica, na Quinta da Regaleira, aos fins de semana e feriados, às 17h00, para toda a família. Pretende-se, por um lado, reconciliar o público nacional com o poema épico português do séc. XVI e, por outro, dar a conhecer ao público internacional esta obra, já que há sessões em inglês. O bilhete custa sete euros.

xcat2

Cascais recebe a primeira prova XCAT World Series alguma vez realizada em Portugal. ©Divulgação

Cascais foi o local escolhido para receber a primeira prova XCAT World Series alguma vez realizada em Portugal. Vários catamarãs vão disputar esta batalha de velocidade sobre a água, perto da costa para que o público possa ver tudo.

13 de junho não é só o Dia de Santo António. Em 1888, às 15h20, Fernando Pessoa nascia no Largo de São Carlos. Em 2015, a essa mesma hora começa na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, “Pessoa grande às mais pequenas”, recital de escritos pessoanos para crianças. Às 17h00 começa uma visita guiada especial à Casa Fernando Pessoa, que tem regularmente visitas guiadas em português e em inglês. Esta visita especial, fora do horário regular, será em português e tem desconto de 50% face ao preçário habitual.

Espetáculos ao ar livre é o que oferece o Festival Lá Fora, até sábado, em Évora. A dança do coreógrafo Marco da Silva Ferreira vai poder ser vista esta sexta-feira, às 21h30. Às 23h00, sobem ao palco os portugueses Tape Junk, que lançaram em maio o segundo disco, homónimo. Sábado começa com a performance “Contigo”, às 19h00, uma união do acrobata João Paulo Santos e do coreógrafo Rui Horta (o acesso é livre). Às 19h45 há um concerto a não perder. Peixe, antigo guitarrista dos Ornatos Violeta. Às 21h45, mais um concerto, desta vez dos Time for T. O festival termina com o concerto da Banda do Mar, projeto dos brasileiros Marcelo Camelo (Los Hermanos), Mallu Magalhães e do português Fred Ferreira. Os bilhetes para os espetáculos de sexta-feira custam cinco euros e para sábado sete euros. Quem quiser ir todos os dias pode comprar um bilhete único por dez euros.

A Praia Fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, no Algarve, recebe este fim de semana a 30.ª Feira de Artesanato de Alcoutim, um dos principais eventos da vila. Tasquinhas com petiscos típicos não vão faltar. No Alvor, em Portimão, também começa esta sexta-feira a Semana Gastronómica Sabores da Ria, onde o peixe e o marisco fresco vão predominar nas ementas selecionadas pelos mais de 25 estabelecimentos aderentes. O menu completo inclui uma entrada, prato principal e uma sobremesa por 14,50 euros por pessoa. Os petiscos custam três euros e a doçaria regional 1,50 euros.