Fotografias "Tiny Planet", a nova moda do Instagram

Já conhece a nova tendência dos utilizadores do Instagram? Chama-se "Tiny Planet" e são fotografias com um efeito esférico, que mais parecem "pequenos planetas".

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

Há uma nova moda no Instagram: fotografias “Tiny Planet”. O nome pode parecer estranho, mas o resultado final impressiona qualquer um.

São imagens em que a paisagem e o meio envolvente são distorcidos para criar um efeito esférico, dando a ideia de que se trata de um “pequeno planeta”. O fenómeno chamou a atenção do The Wall Street Journal, que foi descobrir como se criam este tipo de fotografias.

Uma foto publicada por David Reisinho (@lepetitroi) a

Segundo o jornal norte-americano, a melhor forma de tirar uma fotografia esférica como esta é usando uma câmara Ricoh Theta, que custa cerca de 300 dólares. O pequeno dispositivo possui duas objetivas “grande-angular” à frente e atrás, o que permite criar registos fotográficos de 360 graus, como este:

Sunflower island in Setagaya-ku,Tokyo - Spherical Image - RICOH THETA
(Pode interagir com a imagem, tocando ou clicando com o rato)

Existe ainda uma aplicação móvel que permite conectar a Ricoh Theta a um smartphone e transferir fotografias. Para adaptar a imagem panorâmica ao estilo “Tiny Planet”, basta fazer zoom out (afastar a imagem), ajustar o plano e fazer uma captura de ecrã. Em breve, a empresa que desenvolveu a câmara deverá lançar uma outra aplicação de edição e partilha de fotografias, o que facilitará o processo.

Uma foto publicada por @jayperdomo a

Mas nem toda a gente tem 300 dólares para gastar num gadget como este. Por isso, surgiram algumas alternativas mais económicas que permitem replicar o efeito com a câmara do seu smartphone. Na App Store (iOS) pode descarregar o Circular+, por 1,99 euros. Em Android pode descarregar o Tiny Planet FX Pro, por 3,35 euros. Há ainda alguns telemóveis Android que permitem a criação de fotografias esféricas através da aplicação Google Camera. Para tal, com a aplicação aberta, puxe o menu lateral à esquerda e selecione a opção “Photo Sphere”. Depois, carregue em “editar” e selecione “Create Tiny Planet”.

Um conselho do The Wall Street Journal: tire estas fotografias no exterior e, no momento de dar o clique final, enquadre o horizonte para que se veja mais céu do que superfície. Tente também manter o telemóvel sempre ao mesmo nível. Só assim conseguirá um bom efeito “Tiny Planet”, muito mais divertido do que as fotografias planas a que já estamos habituados.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.