Apenas 367 emigrantes entraram ilegalmente na Hungria esta terça-feira e foram todos presos, ao abrigo da nova legislação altamente restritiva húngara, arriscando-se agora a penas de prisão entre os três e os cinco anos, de acordo com as autoridades húngaras.

Dessas 367 pessoas que, segundo a polícia, entraram ilegalmente no país, 316 foram detidas por danificarem a vedação com arame farpado na fronteira da Hungria com a Sérvia, arriscando-se a uma pena de prisão que pode ir até aos cinco anos. As restantes 51 foram detidas por entrarem ilegalmente no país, e arriscam-se a uma pena de prisão que vai até três anos.

As penas pesadas para quem tenta entrar na Hungria de forma ilegal surgem no âmbito de uma nova lei aprovada pelo Parlamento húngaro e que entrou em vigor nesta terça-feira. O objetivo era estancar o fluxo de emigrantes para aquele país, numa altura em que já entraram na Hungria mais de 180 mil pessoas oriundas de países em conflito.

Na segunda-feira, véspera da entrada em vigor da nova lei, entraram na Hungria 9380 refugiados, um número recorde para apenas um dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR