Depois de meses de avanços e recuos, a possibilidade de a Izquierda Unida se juntar ao Podemos nas eleições legislativas de 20 de dezembro em Espanha parece ter caído por terra. A informação é avançada pelo El Confidencial, que cita fontes anónimas da Izquierda Unida e onde se pode ler que as negociações entre os dois maiores partidos à esquerda dos socialistas do PSOE se aproximaram do fim, depois do mau resultado do Podemos nas eleições para o parlamento catalão de 27 de setembro.

O Podemos concorreu nas eleições de domingo passado aliado com outros movimentos e partidos de esquerda catalães, sob o nome Catalunya, Sí que es Pot (Catalunha, sim podemos). O desfecho foi uma votação de 8,9%, atirando a coligação de esquerda para o quarto lugar. A expetativa dentro do Podemos indicava um resultado mais volumoso, sobretudo depois de a plataforma Barcelona em Comú, liderada por Ada Colau e apoiada pelo partido de Pablo Iglesias, ter vencido as eleições municipais daquela cidade com 25% dos votos em maio deste ano.

A nível nacional, a sondagem mais recente confirma a tendência para o Podemos ficar em terceiro lugar nas preferências dos espanhóis para as legislativas de dezembro deste ano. O último estudo da Demoscopia coloca o Podemos com 15,9%, seguindo-se em segundo o lugar os socialistas do PSOE com 23% e, por fim, o Partido Popular, do primeiro-ministro Mariano Rajoy em primeiro, com 27,9%. A Izquierda Unida, que agora parece estar irremediavelmente longe de chegar a um acordo pré-eleitoral com o Podemos, aparece com 4,2%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR