No primeiro episódio da série televisiva Silicon Valley, há um momento em que Erlich Bachman diz ao protagonista Richard Hendricks que se ele quer continuar a viver na incubadora/residência que este gere, então “tem de mostrar trabalho, como o Steve”. O diálogo que se segue é mais ou menos assim:

Richard – Jobs ou Wozniak?
Erlich – Steve
Richard – Eu sei. Mas Steve Jobs ou Steve Wozniak?
Erlich – Eu ouvi-te.
Richard – Qual?
Erlich – Jobs
Richard – O Jobs era um pretensioso. Nem sequer sabia escrever código. 

É ficção, mas parte de um facto: a história da Apple escreve-se com dois Steve, o Jobs e Wozniak, ou “Woz”, como era conhecido o segundo. Steve Jobs foi o icónico líder da marca que anos mais tarde lançou o iPhone. O segundo foi o responsável pelo primeiro computador pessoal da história, como faz questão de afirmar aos 65 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conta o El Pais que Wozniack esteve na escola de negócios IMPACT Business School, em Madrid, e que disse uma coisa que acaba com uma das histórias mais icónicas de Silicon Valley e da comunidade tecnológica. Afinal, a Apple não nasceu numa garagem.

“Nunca desenvolvemos novos produtos numa garagem. Não desenvolvemos nada. Nem o negócio. É uma história inventada. Steve Jobs criou parte da empresa na sua casa. A garagem eramos nós, tinhamos que utilizar tudo o que fosse possível para podermos fazer dinheiro”, afirmou, reconhecendo que, contudo, “que a história de dois miúdos numa garagem é muito melhor”.

Wozniak explicou que quando se começa algo sem dinheiro, é preciso utilizar tudo o que se tem para “poupar”. Sobre a sua relação de amizade com Jobs disse que era “ele o homem de negócios” e que “queria fazer dinheiro”. E deixou cair mais um mito: o primeiro computador que desenvolveu foi o Apple II, que tinha 48k de memória RAM. Antes deste, desenvolveu uma espécie de “IKEA dos computadores, em que se compravam peças que se iam montando”.

Wozniak conta que foi o Apple II que fez com que ele e Steve Jobs começassem a ganhar dinheiro. Explica que eram amigos e muito parecidos nalgumas coisas, mas que a personalidade de Jobs mudou depois do Apple II. Enquanto Jobs falava com a comunicação social, Wozniak ocupava-se da engenharia – quando não era sequer licenciado.

Aos empreendedores presentes em Madrid deixou três conselhos: “Primeiro, chega tão longe quanto possível com o dinheiro que tenhas e prova bem que o teu produto funciona antes de procurares investimento. Segundo, tenta ter próximo de ti alguém capaz de resolver os problemas técnicos e, terceiro, opta por fazeres um bom marketing”.