As categorias especiais do Vinho do Porto pretendem convencer o mercado francês, esta semana, com a inauguração de uma casa especialista em vinhos do Porto e do Douro, no dia 8, e com a realização de mais uma “Cimeira do Porto”, a 9 de dezembro.

“A casa do vinho do Porto em Paris” chama-se “Portologia” e vai ser inaugurada a 8 de dezembro, no bairro do Marais, perto do Centro Pompidou, disse à Lusa o proprietário do espaço de degustação e garrafeira, Julien dos Santos. “O objetivo é criar uma casa dedicada a vinhos do Porto e do Douro, sermos os embaixadores destes vinhos em Paris. Fazemos provas comentadas de 3 a 30 copos e também associações com charcutaria, queijos portugueses e franceses, chocolate”, explicou o jovem de 27 anos.

Julien dos Santos nasceu em França, mas sempre manteve um grande contacto com Portugal graças aos pais que são originários de Vila Flor, no distrito de Bragança. No ano passado, comprou o bar “Vinologia”- especializado em vinho do Porto há 15 anos e localizado na Ribeira, no Porto – tendo decidido exportar o conceito para Paris e, mais tarde, para outras capitais europeias, incluindo Londres “talvez no próximo ano”.

“A França é já há bastante tempo o primeiro consumidor do mundo de vinhos do Porto. Nos últimos tempos, temos muitos franceses a irem visitar o Douro e o Porto e quando regressam não conseguem encontrar vinhos com a mesma qualidade e variedade”, justificou Julien dos Santos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O gerente da “Portologia”, que também é vereador na região de Paris, decidiu, por isso, trabalhar com pequenos produtores, sublinhando ter “mais de 200 referências diferentes de vinhos do Porto, com garrafas de exceção, a mais velha colheita é de 67, há ?vintage’ dos anos 80, Porto 100 anos, Porto 60 anos”.

A 9 de dezembro, um dia depois da inauguração da “Portologia”, um hotel de luxo em Paris vai ser palco do “Sommet du Porto” (“Cimeira do Porto”) promovida pelo IVDP e que consiste num jantar em que todos os pratos da gastronomia francesa são acompanhados por degustações de vinhos do Porto.

À volta da mesa vão estar especialistas franceses em vinho e gastronomia, servidos pelo mediático chefe Thierry Marx, mestre em cozinha molecular e com várias estrelas Michelin no currículo, e o “sommelier” David Biraud, finalista do concurso “Meilleur Sommelier du Monde” (Melhor Escanção do Mundo).

“O objetivo principal é apresentar o Vinho do Porto nas suas categorias especiais. A França é o principal mercado do Vinho do Porto, mas há um esforço muito grande no sentido de mostrar aos consumidores franceses que é um vinho para todos os momentos e que inclui categorias especiais de grande nível entre os grandes vinhos do mundo”, disse à Lusa o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral.

O presidente do IVDP explicou que as exportações para França devem “terminar o ano com uma ligeira quebra na quantidade e mesmo no valor, mas com o aumento do preço médio”, sublinhando que “o esforço em França é mostrar a importância das categorias especiais do Vinho do Porto” no país que tem “os preços médios mais baixos dos diferentes mercados do Vinho do Porto”.

Nesse sentido, o instituto tem realizado, em França, um programa pedagógico para dar a conhecer o Vinho do Porto em mais de 60 escolas de hotelaria francesas e o concurso de “sommeliers” “Master of Port” (Mestre do Porto).