A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou uma recomendação dirigida ao Governo na qual apela à criação de uma unidade autónoma de turismo para a região.

Segundo o presidente daquele órgão, Mário Jorge Branquinho, em sessão ordinária realizada na quarta-feira em Trancoso, no distrito da Guarda, foi decidido “por unanimidade recomendar ao Governo da República a necessidade da implementação de medidas tendentes à criação de um organismo autónomo da Região de Turismo da Serra da Estrela”.

“Esta recomendação tem em conta a necessidade de valorização da marca Serra da Estrela como alavanca do desenvolvimento turístico desta região da Comunidade Intermunicipal”, adiantou hoje o responsável à agência Lusa.

Mário Jorge Branquinho contou que a questão foi abordada por vários membros da Assembleia da CIM-BSE e “gerou consenso na necessidade de se dar autonomia à estrutura do Turismo” da região da Serra da Estrela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tudo isto porque, atualmente, a Serra da Estrela se encontra diluída na grande região de Turismo do Centro e, nessa medida, tem saído a perder. Por isso, se apela ao novo Governo para [que] a Serra da Estrela, que é uma das principais marcas do país e das regiões turísticas mais importantes, tenha a sua estrutura autónoma e se promova em toda a sua plenitude”, disse o responsável.

Para reforçar o apelo, o presidente da Assembleia da CIM-BSE admite a hipótese de marcar a próxima reunião daquele órgão para o ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre, “para que se possa dar ainda mais destaque a esta reivindicação e gerar debate sobre a matéria”.

A CIM-BSE, com sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira (PS), também reivindicou a 27 de novembro a criação de uma entidade de turismo autónoma para a marca Serra da Estrela, que atualmente está agregada no Turismo do Centro.

“Espero que com o novo Governo da República sejam tomadas medidas no sentido de a marca Serra da Estrela voltar a ser dinamizada. Nós não podemos continuar a ter a marca Serra da Estrela diluída no Turismo do Centro”, afirmou o autarca.