O Navio Escola Sagres, da Marinha portuguesa, será a ‘Casa de Portugal’ no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos de 2016, anunciou o Comité Olímpico de Portugal (COP).

O protocolo de cooperação entre a Marinha e o COP, hoje assinado a bordo do navio da Marinha, prevê que o Navio Escola Sagres, embaixada itinerante do país, apoie “os atletas portugueses e todas as empresas nacionais interessadas, durante o período dos Jogos Olímpicos”.

“Pretende-se que este seja um espaço de promoção de Portugal, da língua portuguesa e da sua cultura, assim como uma plataforma de divulgação da excelência do tecido empresarial nacional, através da promoção das empresas e dos produtos nacionais. Desta forma, está prevista a realização diária de eventos, assim como a presença regular de atletas da Missão Olímpica Portuguesa para convívio com os visitantes da Casa de Portugal e simultaneamente para contactos entre eles e a comunicação social lusa que fará a cobertura mediática dos Jogos Olímpicos”, pode ler-se em comunicado.

Para o COP, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão “uma oportunidade única de promoção do país” e da língua portuguesa, “naquela que será a primeira edição de sempre de uns Jogos Olímpicos numa nação de língua oficial portuguesa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É um grande prestígio para Portugal estarmos num país estrangeiro mas conseguirmos estar em território nacional quando a bordo do Navio escola Sagres. É importante o apoio do tecido empresarial a este projeto para que seja uma iniciativa de sucesso, que simbolize a união do Portugal Desportivo com o Portugal Económico”, afirmou na ocasião o presidente do COP, José Manuel Constantino.

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso, expressou na ocasião a recetividade da Marinha ao projeto.

“Assim que o COP nos contactou começámos a trabalhar para viabilizar este projeto, procurando apoios que o concretizem. Esperamos no Brasil uma receção entusiástica, pois sempre foi esse o acolhimento que o Navio encontrou sempre que esteve no Brasil. Estamos certos que teremos muitos visitantes, tanto portugueses, como brasileiros, como de outras nações”, afirmou.

O NRP Sagres estará no Rio de Janeiro entre 3 e 21 de agosto, estando prevista no seu trajeto paragens em Cabo Verde e nas cidades brasileiras de Recife e Salvador da Baía, antes da chegada à cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016.

O Navio escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo na altura sido batizado de Albert Leo Schlageter.

Foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela marinha alemã. O navio foi cedido à marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948, tendo sido adquirido pela Marinha Portuguesa em 1961 para substituir a antiga Sagres.

Foi precisamente no Rio de Janeiro, a 30 de janeiro de 1962, que decorreu a cerimónia oficial de entrega do navio à Marinha Portuguesa.